A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) inicia a realização de 3 estudos técnicos envolvendo a atuação socioambiental do setor privado na Amazônia. Os estudos serão realizados por consultorias especializadas entre os meses de agosto e outubro de 2019, com apresentação dos resultados prevista para 7 de novembro, em Belém, no evento de Lançamento da PPA no Pará.

Como parte das atividades do GT3 da PPA – Parcerias entre empresas e comunidades em cadeias de valor locais, o estudo sobre os Cenários de compras corporativas no Estado do Pará envolve a identificação de boas práticas, gargalos e oportunidades de atuação no contexto de aquisição local de produtos e serviços pelo setor privado na Amazônia. O estudo será conduzido pela Prowa, empresa especializada em desenvolvimento, estratégia e gestão junto ao setor privado. Com as consultoras Thaís Magalhães e Thayne Garcia, a Prowa irá fazer levantamentos, remotos e presenciais, com os diversos atores que compõem o cenário de aquisições corporativas no estado do Pará.

No âmbito do GT 4 – Relações com comunidades, iniciativa privada e políticas públicasdois estudos serão realizados. O primeiro estudo, sobre Usos socioambientais de reservas privadas, contempla a identificação de experiências de uso de áreas de reserva privadas como ativos para o desenvolvimento sustentável de territórios e para a conservação da biodiversidade. Responsável por este estudo, o INIAMA, Instituto Iniciativa Amazônica, fomenta atividades de pesquisa, extensão e capacitação de recursos humanos, especialmente na região amazônica, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações locais. A equipe do INIAMA é composta pelos pesquisadores Ima Vieira e Cássio Pereira.

O segundo estudo do GT4, Mecanismos de repasse de recursos, prevê a sistematização sobre diferentes processos e mecanismos de repasse de recursos privados para comunidades, especialmente na Amazônia legal. Este estudo será desenvolvido pela Humana, empresa que cria estratégias integradas para o desenvolvimento territorial, com foco na geração de oportunidades e no fortalecimento de capacidades. A equipe da Humana envolvida no estudo é composta por Carol Ayres, Bruno Gomes e Beatriz Maroni.

Visando a apresentação dos resultados no evento de Lançamento da PPA, em novembro, as equipes já iniciaram seus levantamentos e entrarão em contato com as organizações membros da PPA, além de mobilizar uma ampla rede de contatos relevantes às temáticas. A participação de membros da PPA no desenvolvimento dos estudos é bem-vinda, especialmente com contribuições sobre suas experiências nos temas e indicações de cases e contatos.

Os planos de trabalho e cronogramas de realização serão apresentados pelas consultorias responsáveis em reuniões virtuais dos Grupos Temáticos 3 e 4 ainda em agosto. Para participação nas reuniões e mais informações sobre os estudos, a CoEx poderá ser contactada no e-mail plataformapara@peabiru.org.br.