Três novas empresas passaram a integrar a PPA no mês de outubro: Forest Trends, Alcoa e Nelson Willians & advogados associados.

A Forest Trends tem como missão trabalhar com comunidades, governos e empresas para incorporar mais plenamente a conservação de florestas e ecossistemas naturais à atividade econômica. Isso é feito por meio de demonstração e disseminação de modelos de negócio, ferramentas e estratégias de ponta para conservação, da construção de coalizações e redes e da criação de conhecimento. Implementa, com fundos da USAID e do CIAT, o projeto Nossa Floresta Nossa Casa, que desenvolve cadeias da sociobiodiversidade indígena na Amazônia.

A Alcoa atua desde 2009 no estado do Pará, por meio da mina localizada no município de Juruti. O projeto de mineração desenhado para a região da Amazônia brasileira é considerado inovador, tendo implementado padrões elevados para meio ambiente e segurança. A Alcoa Foundation direciona investimentos para promover a prevenção e a resiliência às mudanças climáticas decorrentes da atividade humana, bem como a restauração e preservação da biodiversidade. Com o apoio da Alcoa Foundation, o World Resources Institute (WRI) Brasil lançou a primeira fase de um programa de dois anos em Juruti (PA) para fornecer assistência técnica na implementação de práticas agroflorestais inteligentes em termos climáticos para pequenos agricultores e produtores rurais, principalmente mulheres.

O escritório Nelson Willians & Advogados Associados, hoje o maior escritório de advocacia do país, com 29 filiais próprias, em todas as Capitais brasileiras, incluindo Manaus e Belém, está cada vez mais focado em ações sociais e ambientais, buscando contribuir de forma eficaz em causas nobres e relevantes, e a conservação da nossa Floresta Amazônica é uma delas. Por meio do Instituto Nelson Wilians, atua em todo Brasil, mediante parcerias com organizações reconhecidas, com foco no empoderamento social como condição para superação das desigualdades. Ao todo, o Instituto já atuou com mais de três mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.