A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) tem demonstrado a importância de alinhamentos institucionais para a construção de agendas estratégicas para o território.
Não existe apenas uma Amazônia. São ‘Amazônias’, no plural. Fundamental para o equilíbrio ecossistêmico de todo o planeta – uma de suas regiões mais ricas em sociobiodiversidade – a Amazônia Legal ocupa 60% do território brasileiro e historicamente vem sofrendo pressões de atividades econômicas predatórias e ilegais que ameaçam a floresta, a qualidade de vida e a prosperidade de seus habitantes.
Neste contexto, a urgência climática e o avanço do desmatamento na região nos últimos anos a têm colocado no centro das discussões e preocupações de diferentes setores da sociedade. “Há uma diversidade enorme de instituições trabalhando em benefício da região, bem como alianças entre elas, mas as agendas e pautas ainda estão bastante desintegradas”, comenta Eduardo Rocha, Gerente de Engajamento da PPA.
“Por este motivo, a PPA considera fundamental o fortalecimento de espaços qualificados para maior alinhamento institucional, geração de conhecimento, troca de experiências e aprendizados – isso está no nosso DNA, queremos multiplicar esforços, não sobrepor”, complementa Eduardo.

Confira a Linha do Tempo da PPA aqui.
O conceito de ‘plataforma’ contempla alguns significados e a PPA, que o contém em seu próprio nome, busca, desde sua origem, atuar de maneira abrangente para integrá-los em seu posicionamento. Esta integração, que perpassa arranjos multissetoriais internos e externos, expressa a forma como acreditamos ser possível, e assertivo, sensibilizar e mobilizar parcerias e alianças, incentivando a participação do setor privado num processo de transformação, em que seja possível uma atuação multiatores e colaborativa para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira.
Engajamento, enquanto linha de ação estratégica da PPA, é apostar em pessoas. Quando articulamos diálogos com atores e setores diversos, prezamos sobretudo pela voz de quem dá vida às tantas organizações, que há muito tempo se dedicam a gerar transformações socioambientais positivas prezando pela conservação da sociobiodiversidade no bioma amazônico. Junto de seus fundadores, coordenadores, conselho, consultores, grupos temáticos, comitês, participação em redes e demais jeitos de articular e se relacionar com instituições parceiras, o propósito da Plataforma é essencialmente desenvolver a força do coletivo.
Sobre a PPA
A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade.