Com objetivo de fortalecer os negócios das mulheres artesãs apoiadas pelo Projeto Nossa Floresta Nossa Casa – Mosaico Tupi, idealizado e executado pela Forest Trends, com apoio da Greendata e parceria estratégica da USAID e PPA, estão sendo realizadas oficinas de entendimento de mercado e precificação de produtos. A atividade visa atender aà demanda das artesãs que enfrentam desafios no acesso ao mercado, principalmente de iniciativas que praticam comércio ético, e na valorização de seu trabalho.
Durante as oficinas estão sendo abordadas temáticas relacionadas à economia solidária, gestão, planejamento, entendimento do mercado do artesanato, estratégias para acessá-lo e formas de precificar a produção. Um dos principais resultados é engajamento de mulheres e jovens nesse processo, que demonstraram grande interesse em aprofundar ainda mais o conhecimento para alcançarem resultados de impacto positivo com a cadeia de valor do artesanato no território do Mosaico Tupi, em Rondônia e Mato Grosso.
Para Eloisa Suruí, representante das artesãs de uma das iniciativas apoiadas pelo projeto, “essa oficina que aconteceu no Centro Olawatawah foi muito importante para todos nós que participamos, pois ajudou a entender como devemos precificar nossos produtos, o que antes não sabíamos. Mas não só isso, a oficina nos ajudou a entender como valorizar nosso trabalho como artesãs. Não é todo dia que nós recebemos uma oportunidade tão grande como essa.”