Queremos apoiar negócios e empreendedores de impacto que estejam gerando e fortalecendo uma nova economia, baseada na conservação dos recursos naturais e na valorização da sociobiodiversidade da Amazônia

O que é a chamada?

A Chamada de Negócios da PPA busca identificar e selecionar negócios, empreendedores e startups de impacto para receber investimentos e participar do Programa de Aceleração da PPA, onde empreendedores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e negociar com investidores de impacto.

Buscamos negócios e empreendedores que estejam gerando impacto socioambiental positivo e fortalecendo a bioeconomia, baseada na conservação dos recursos naturais e na valorização da sociobiodiversidade da Amazônia. Para isto, estão sendo chamados empreendedores, startups, organizações, negócios de base comunitária, instituições e empresas com modelos de negócios que sejam voltados à conservação da floresta, à valorização da biodiversidade e ao desenvolvimento socioambiental.

Quem pode participar?

  • Empreendedores individuais e/ou empresas
  • Cooperativas ou associações
  • Organizações não-governamentais (ONGs)
  • Coletivo, iniciativa ou organização não formalizada

Eixos temáticos

Agricultura e Pecuária Sustentável

Produção, beneficiamento, comercialização ou serviços de apoio a cadeia produtiva da agricultura ou pecuária sustentável, que priorize a produção familiar e/ou de pequena escala. Exemplos: Sistemas Agroflorestais, Pecuária de Baixo Carbono, Consórcio de Culturas; Produção Orgânica e/ou Agroecológica, etc.

Manejo e produção florestal sustentável e produtos da sociobiodiversidade

Extração, beneficiamento, comercialização e/ou serviços de apoio a cadeia produtiva florestal sustentável (madeireira e não madeireira), com valorização da sociobiodiversidade da Amazônia. Exemplos: Produtos Madeireiros de Manejo Floresta, Atividades Extrativistas Sustentáveis, Cadeia de Óleos da Amazônia e demais produtos não madeireiros com fortalecimento das comunidades rurais e ribeirinhas da região, etc.

Educação e bem estar social aliados à conservação do meio ambiente

Atividades, projetos e serviços voltados para educação e capacitações para crianças, jovens e adultos (preferencialmente nas áreas rurais e ribeirinhas da Amazônia) que promovam bem estar social, empreendedorismo rural, educação ambiental, valorização da sociobiodiversidade e dos recursos naturais.

Mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Atividades produtivas, novas tecnologias, serviços de apoio a cadeias de valor ou iniciativas que promovam mitigação ou adaptação a mudanças climáticas. Exemplos: Agricultura e pecuária de baixo carbono; Energias Renováveis para Comunidades Rurais e Ribeirinhas da Amazônia; Técnicas de irrigação inteligente para comunidades rurais e ribeirinhas da amazônia, etc.

Produtos e serviços socioambientais

Iniciativas para mensuração, valoração e promoção de serviços ambientais associados a atividades de conservação e produção sustentável. Exemplos: Restauração Florestal de Áreas Degradadas pela Agricultura ou Pecuária; Mensuração e venda de créditos de carbono (sequestro ou desmatamento evitado); Turismo ecológico, turismo de base comunitária e/ou turismo científico nas áreas rurais e ribeirinhas da Amazônia, etc.

Combate ao tráfico de animais, exploração ilegal madeireira e crimes ambientais

Inovação tecnológica, produtos ou serviços destinados ao combate ao tráfico de animais, exploração ilegal madeireira e outros crimes ambientais. Exemplos: Monitoramento de atividades ilegais e/ou denúncias; Rastreabilidade de produtos florestais madeireiros ou combate a madeira ilegal; Ações de capacitações ou treinamentos com objetivo de prevenção e educação ambiental, etc.

Tratamento de resíduos sólidos/poluentes e melhoria de acesso a água para comunidades rurais e ribeirinhas

Projetos, ações ou desenvolvimento de tecnologias convencionais ou tecnologias sociais para tratamento de resíduos sólidos ou poluentes ou melhorias de qualidade/acesso a água para comunidades rurais e ribeirinhas na Amazônia. Exemplos: Tratamento de resíduos domésticos para comunidades (fossa séptica, fossa ecológica, reciclagem, compostagem etc); Tratamento ou acesso a água para comunidades (poço artesiano, poço ecológico, captação de água da chuva, etc); Reaproveitamento de resíduos de agricultura, pecuária e/ou agroindústria; Eficiência de uso da água para atividades de agricultura, pecuária e/ou agroindústria, etc.

Critérios de avaliação (eliminatórios)

Abrangência no território Amazônia

Negócio ou iniciativa deverá ser localizado e/ou assumir o compromisso de iniciar operação em até 6 meses no território da Amazônia Legal brasileira.

Impacto social e ambiental positivo

Negócio ou iniciativa deverá gerar (atualmente ou no futuro próximo) impacto social e ambiental positivo diretamente através do negócio, sendo este vinculado a atividade principal da empresa, ou seja, que este seja seu core business.

Viabilidade financeira e potencial de mercado

Negócio ou iniciativa deverá possuir solução (produto ou serviço) viável economicamente e com capacidade de entrar no mercado e gerar receita.

Análise de Riscos Potenciais

Negócio ou iniciativa não deve oferecer risco (ou, pode oferecer somente riscos mitigáveis) de gerar impactos negativos ambientais e sociais com suas atividades, sobretudo com o ganho de escala das operações.

APOIO E PREMIAÇÕES

A Chamada de Negócios PPA 2019 selecionará até 15 negócios ou iniciativas que receberão os seguintes benefícios:

  • Mentorias de especialistas do ecossistema de negócios de impactoem processo de pré-aceleração durante os meses de outubro a dezembro de 2019.
  • Participação no Programa de Aceleração PPA 2020, que inclui ciclo de capacitações, serviços personalizados sob demanda, mentorias com especialistas, bolsas de estudo e viabilização de espaços de coworking, além de promover networking.
  • Concorrência a Rodada de Investimento PPA 2019, ao estilo Shark Tank, que conecta empreendedores a potenciais investidores buscando viabilizar aportes financeiros nas iniciativas ou negócios finalistas de até R$800 mil.

Inscrições

Para participar, você deve preencher o formulário de inscrição, onde irá descrever seu negócio, com foco em aspectos técnicos, sociais e econômicos. É muito importante que você seja bastante claro e conciso, pois é com base nestas informações que iremos fazer a seleção.

Cronograma

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que é a Chamada de Negócios PPA 2019?

A Chamada de Negócios da PPA é uma oportunidade para identificar e selecionar negócios, empreendedores e startups de impacto para receber investimentos e participar do Programa de Aceleração da PPA, onde empreendedores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e negociar com investidores de impacto.

Estamos buscando negócios e empreendedores que estejam gerando impacto socioambiental positivo e fortalecendo a bioeconomia, baseada na conservação dos recursos naturais e na valorização da sociobiodiversidade da Amazônia. Para isto, estão sendo chamados empreendedores, startups, organizações, negócios de base comunitária, instituições e empresas com modelos de negócios que sejam voltados à conservação da floresta, à valorização da biodiversidade e ao desenvolvimento socioambiental.

O que é Negócios de Impacto para a Chamada de Negócios PPA 2019?

A Chamada de Negócios PPA 2019 selecionará exclusivamente negócios/iniciativas que geram impacto social e ambiental positivo a partir de sua atividade principal core business e, ao mesmo tempo, sejam capazes de garantir viabilidade e sustentabilidade financeira.

Por impacto social positivo entende-se geração de emprego e renda, acesso a mercados, promoção de relações justas de mercado e preços, redução da desigualdade e/ou protagonismo de jovens e mulheres. Impactos ambientais positivos podem ser geradas por iniciativas e soluções tecnológicas/inovadoras que busquem conservação dos recursos naturais, controle do desmatamento, combate ao tráfico de vida selvagem, valorização da biodiversidade, restauração florestal e/ou recuperação de áreas degradadas.

Qual é a área de abrangência da Chamada de Negócios PPA 2019?

Serão avaliados somente negócios que estejam localizados nos estados da Amazônia Legal ou buscarem atuar na região – ou seja, assumem o compromisso de iniciar a operação na Amazônia nos próximos 6 meses.

Quem pode se inscrever na Chamada de Negócios PPA 2019?

Negócios ou iniciativas elegíveis para esta chamada devem, necessariamente:

  • Estar em operação, mesmo que em fases iniciais (negócios ou iniciativas em fase de ideia ou validação não serão analisados)
  • Possuírem foco de impacto na Amazônia Rural dentro dos setores de abrangência da chamada listados a seguir.
  • Estar localizados nos estados da Amazônia Legal ou buscar atuar na região – ou seja, assumem o compromisso de iniciar a operação na Amazônia nos próximos 06 meses
  • Ter empreendedores e/ou equipe a partir de 16 anos atuando no negócio
  • Não ter objetivos politico-partidários
  • Não ser desenvolvidos por organizações do sistema S, como Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc (Serviço Social do Comércio) e de seus colaboradores ligados a estas entidades.
Quais tipos de iniciativa/negócios/organização podem se inscrever?

Serão considerados como aptas a participarem da Chamada de Negócios PPA 2019 as seguintes instituições ou iniciativas:

  • Empreendedores Individuais
  • Empresas, em diferentes estágios de desenvolvimento
  • Organizações não-governamentais (ONGs)
  • Cooperativa ou associação
  • Coletivo, iniciativa ou organização ainda não formalizada
Quais áreas de atuação/impacto podem se inscrever na Chamada de Negócios PPA 2019?

Serão aceitas inscrições somente de iniciativas, organizações, negócios e empreendedores que se encaixem em uma ou mais das áreas ou eixos temáticos a seguir:

  • Agricultura e pecuária sustentável
  • Manejo e produção florestal e produtos da sociobiodiversidade
  • Educação e bem-estar social aliados à conservação do meio ambiente
  • Mitigação e adaptação às mudanças climáticas
  • Produtos e serviços socioambientais
  • Combate ao tráfico de animais, exploração ilegal madeireira e crimes ambientais
  • Tratamento de resíduos sólidos/poluentes e melhoria de acesso a água para comunidades rurais e ribeirinhas
Quais níveis ou em que estágios de desenvolvimento os negócios podem se inscrever na Chamada de Negócios PPA 2019?

O foco da Chamada de Negócio é apoiar iniciativas que já estejam desenvolvendo atividades de forma prática e operacional (não serão avaliadas iniciativas em fase de ideia ou validação). Por isso, um dos critérios de avaliação e seleção das iniciativas é que as mesmas estejam em algum dos seguintes estágios:

  • Protótipo Desenvolvido, em fase de teste de mercado
  • Produto Testado, em fase de lançamento no mercado
  • Produto Lançado, em fase de captação ou expansão
Quais serão os critérios de avaliação e seleção?

Para análise das propostas submetidas serão considerados critérios eliminatórios e classificatórios, tais como:

  • Abrangência no território Amazônia
  • Impacto Social e Ambiental Positivo
  • Viabilidade Financeira e Potencial de Mercado
  • Avaliação de Riscos Potenciais
  • Engajamento do Empreendedor e Equipe
  • Diversificação da Equipe
  • Grau de Inovação
  • Potencial de Escala

O regulamento da Chamada PPA 2019 traz em detalhes as fases de análise e critérios considerados no item 5. 5, INSCRIÇÃO, PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DAS INICIATIVAS.

Quais serão as premiações/benefícios oferecidos?

Serão selecionados até 15 negócios para participar no Programa de Aceleração da PPA (ciclo 2020), que oferecerá uma série de apoios a empreendedores como capacitações em estratégicos para desenvolvimento de negócios, mentorias de especialistas e assessorias sob demanda técnica, jurídica, contábil, entre outras.

Além da participação no programa, os negócios mais avançados concorrerão a investimentos financeiros de até R$ 800 mil durante uma Rodada de Investimentos a ser realizada pela PPA pela PPA, seus parceiros e investidores, em dezembro de 2019, quando os empreendedores poderão apresentar suas soluções e negociar com potenciais investidores ao vivo.

Os negócios finalistas também receberão mentorias de especialistas do ecossistema de negócios de impacto em processo de Pré-Aceleração durante os meses de outubro a dezembro de 2019.

O que é o Programa de Aceleração da PPA?

O Programa de Aceleração da PPA fortalece negócios de impacto socioambiental na Amazônia buscando liderar a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e ecossistema de impacto da região. O apoio ocorre através de ciclos de aceleração anuais e investimento de impacto, para que as startups avancem em seus modelos de negócio, melhorem processos de gestão, acessem investimento e maximizem impactos socioambientais.

Maiores informações visite aceleracao.ppa.org.br.

O que é Rodada de Investimentos PPA?

Os negócios mais avançados participam da Rodada de Investimentos, evento onde terão oportunidade de apresentar suas soluções e negociar com investidores. O evento também busca ampliar visibilidade para negócios e investimentos de impacto na região norte, apresentar resultados concretos e promover discussão e ações práticas para fomentar o ecossistema local.

As iniciativas interessadas a concorrência de Investimentos deverão se candidatar à participação na Rodada de Investimento, através de opção específica no formulário de inscrição online ou durante a entrevista. Umas vez classificadas, estas iniciativas passarão por uma etapa de análise aprofundada em termos financeiros, contábeis, capacidade operacional e de impacto socioambiental positivo.

Mais informações sobre os resultados da Rodada de Investimento PPA 2018 podem ser encontradas aqui.

Quem não for selecionado para a Rodada de Investimento, concorre a algum outro prêmio/benefício?

Caso a iniciativa opte por se candidatar a Rodada de Investimento, mas não cumpra com os critérios e pontuação mínimos para investimento, esta continuará concorrendo a participação ao Programa de Aceleração da PPA (ciclo 2020) e às mentorias de especialistas durante processo de pré-aceleração nos meses de outubro a dezembro de 2019.

Quem organiza a Chamada de Negócios PPA 2019?

A Chamada de Negócios e o Programa de Aceleração da PPA é realizada pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e coordenada pelo Idesam(idesam.org), com apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), do Instituto Humanize e do Fundo Vale; e com apoio técnico da Pipe.Social e outros parceiros estratégicos.

O que é PPA?

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) nasceu com o objetivo de liderar a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia junto a empresas e o setor privado, priorizando investimentos em negócios de impacto socioambiental. Na prática, a PPA atua na incubação e aceleração de empreendedores, na realização de estudos estratégicos para ampliação de investimentos e por meio da parceria entre empresas, comunidades e governos.

Atualmente, a coordenação executiva da PPA é exercida pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), a Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM) e o Instituto Peabiru.

Realização

Contato

Se preferir, entre em contato direto pelo coordenacaoppa@idesam.org.br
ou pelo telefone: +55 (92) 3347-7350