Edital ‘Enraíza PPA’ investirá milhões de reais em iniciativas sustentáveis já existentes e atuantes na Amazônia Legal

Até 14 de outubro de 2022, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) receberá inscrições de iniciativas que se enquadrem nas modalidades de Desenvolvimento Territorial ou Fortalecimento de Negócios de Impacto da Amazônia.

 

Setembro de 2022 – A partir de hoje (15), estão abertas as inscrições para o edital ‘Enraíza PPA: Por Amazônias sociobiodiversas & sustentáveis’, que investirá aproximadamente R$ 5 milhões em projetos já existentes e atuantes em diferentes localidades da Amazônia Legal, que compreende os municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

O edital terá duas modalidades de financiamento, uma voltada para iniciativas de Fortalecimento de Negócios de Impacto e outra para iniciativas de Desenvolvimento Territorial da Amazônia. A chamada é fruto de uma parceria estratégica entre a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Aliança Bioversity/CIAT. 

“A floresta Amazônica precisa de novas soluções econômicas para resistir às pressões de desmatamento e melhorar a qualidade de vida das mais de 25 milhões de pessoas da região. Desde sua fundação, em 2017, a PPA apoia diferentes iniciativas de parceiros comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de empreendedores e negócios da Amazônia brasileira”, afirma Augusto Corrêa, Secretário Executivo da Plataforma.

A chamada proporcionará o crescimento de iniciativas já em andamento, sendo um instrumento efetivo para alavancar recursos, catalisar transformações e engajar organizações atuantes no território. “Buscamos fortalecer programas e projetos que já possuam algum tipo de financiamento e estejam em execução há, pelo menos, 12 meses. Além de apoiar parceiros que já possuem muito conhecimento e experiência, nós estamos fortemente comprometidos com a sustentabilidade e o aperfeiçoamento das iniciativas”, comenta Denyse Mello, Gerente de Projetos da PPA.

 

Para o dia 10 de outubro, está previsto um Webinar para apresentar o regulamento da chamada e solucionar dúvidas de proponentes das duas modalidades de financiamento. A transmissão acontecerá às 17h no YouTube da PPA e a gravação ficará disponível para consulta no canal da Plataforma e na página web do edital.

As inscrições podem ser feitas até 14 de outubro de 2022 pelo site ppa.org.br/enraiza. Os proponentes também podem acessar o formulário de inscrição, disponível na plataforma Prosas, diretamente pelo endereço enraizappa.prosas.com.br.

Sobre a PPA:

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na região, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade,  através do fomento de Parcerias de Desenvolvimento capazes de contribuir com a visão de desenvolvimento de “Amazônia(s) com qualidade de vida, riqueza de biodiversidade e uso sustentável de seus recursos naturais”. Para mais informações, acesse a Teoria da Mudança da PPA.

Sobre a USAID:

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é a agência do governo americano encarregada da ajuda e da cooperação para o desenvolvimento. A USAID tem uma longa história de colaboração com parceiros brasileiros. Desde 2014 implementa a Parceria para Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB), que visa assegurar a integridade e a conservação do ecossistema amazônico e ao mesmo tempo  melhorar o bem-estar e a situação econômica das comunidades tradicionais e rurais que vivem na região amazônica. https://pcabhub.org/pt-br