Recentemente, na Terra Indígena Tubarão Latundê, Rondônia, o projeto Nossa Floresta Nossa Casa promoveu um intercâmbio para fortalecer a cadeia de valor do açaí, que contou com a facilitação de jovens indígenas da Terra Indígena Kwazá do Rio São Pedro.
O objetivo da atividade foi que produtores e manejadores indígenas da TI Kwazá pudessem compartilhar suas experiências e seus aprendizados obtidos a partir dos anos de experiência adquiridos na coleta, no manejo na e comercialização do açaí beneficiado e, também, do fruto in natura. A ideia é que essas trocas possam servir de motivação e incentivo para jovens dos povos Aikanã e Latundê da TI Tubarão Latundê, que possuem um grande potencial para o manejo do fruto, mas que ainda demandam orientação técnica sobre como fazer a coleta de forma sustentável.
O evento foi organizado para que, na primeira etapa, houvesse uma orientação técnica geral sobre o manejo, com o compartilhamento de histórias vividas pelos participantes da TI Kwazá. Em seguida, foi promovida uma aula prática sobre como subir nas palmeiras para a realização da coleta. Por fim, foi realizada uma orientação sobre o beneficiamento da polpa para consumo e comercialização. Ao todo, foram mais de 20 participantes no intercâmbio, dentre eles muitos jovens, e proporcionou uma aliança entre os povos das duas terras indígenas para aprimorar os processos de comercialização.
Para Suellen Mangueira, Coordenadora de Assistência Técnica da Forest Trends, “é enriquecedor ver a juventude indígena protagonizando os processos econômicos em seus territórios. Esse intercâmbio promoveu muito mais que uma troca de experiências e aprendizados, foi um momento de inspiração para as meninas e meninos que participaram do encontro. Entendemos que os jovens precisam cada vez mais de incentivo e fortalecimento, pois o cenário que vemos é muitos se deslocando para as fazendas vizinhas para trabalhar com diárias. Dessa forma, nosso papel como organização parceira é mostrar as oportunidades que a floresta em pé proporciona por meio de experiências bem sucedidas, como é o caso do açaí da TI Kwazá do Rio São Pedro”.
O projeto Nossa Floresta Nossa Casa é idealizado e executado pela Forest Trends com a parceria estratégica da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e USAID, parceria institucional da Aliança/Bioversity/CIAT e apoio do Greendata. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse www.ppa.org.br/portfolio.