Especialista em Gestão, Monitoramento e Avaliação de Projetos Socioambientais

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A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma plataforma de ação coletiva, liderada pelo setor privado, que busca a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento de uma economia sustentável e para a conservação da biodiversidade, florestas e dos recursos naturais da Amazônia, bem como melhoria socioeconômica e da qualidade de vida das populações rurais e tradicionais.

A PPA está buscando profissional para integrar a equipe de sua Secretaria Executiva.

O profissional é responsável por liderar a gestão de projetos e as metodologias de monitoramento e avaliação da PPA, a partir da articulação com os diversos parceiros implementadores dos projetos e programas socioambientais apoiados e financiados pela PPA.

Os projetos (ou Parcerias de Desenvolvimento) da PPA visam criar soluções sustentáveis para as questões ambientais, sociais e econômicas da Amazônia. Para isto, é crítico ter um processo de controle, que determine se estas soluções alcançam os objetivos para os quais foram criadas e prestar contas do uso dos recursos empregados nos projetos. A transparência no uso de recursos e no relato dos resultados obtidos é fundamental para demonstrar a qualidade e idoneidade das intervenções e para permitir que a sociedade aprenda, com base em dados confiáveis.

Nesse sentido, o profissional tem o dever de zelar pelo planejamento e acompanhamento das atividades, aprovação de relatórios, consolidação de informações, supervisão de indicadores de impacto, além de outras atividades correlatas. Deve, também, apoiar na construção de novos projetos com parceiros. Ademais, tem forte papel no relacionamento com os co-investidores dos projetos.

O profissional responderá diretamente ao Secretário Executivo da PPA.

Principais funções e responsabilidades

  • Liderar a gestão de projetos e a  implementação de abordagens de monitoramento e avaliação robustas, que sejam colaborativas, de longo prazo, práticas e com bom custo-benefício no sentido de gerar evidências e aprendizados sobre as melhores práticas para promover soluções conduzidas pelo setor privado (projetos da PPA, com impacto na conservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e promoção de meios de subsistência das comunidades).
  • Garantir a correta implementação das metodologias de elaboração e desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos da PPA, admitindo independência, integridade e qualidade das avaliações e abordagens de monitoramento utilizadas. Ainda, deve compartilhar resultados por meio de um processo de comunicação estratégica, com o objetivo de fornecer uma base de evidências para a rede PPA;
  • Gerenciar projetos, planejar sua execução junto aos parceiros implementadores e acompanhar escopo estabelecido e o progresso das atividades, a fim de garantir o cumprimento de metas, prazos e custos estabelecidos;
  • Identificar os riscos para estudar formas de mitigar impactos e corrigir ações;
  • Viabilizar a coleta, sistematização, análise e consolidação das informações acerca dos indicadores de impacto dos projetos;
  • Receber, avaliar e aprovar os relatórios de prestação de contas dos projetos e programas;
  • Relatar continuamente o desenvolvimento dos projetos e programas para seus respectivos co-financiadores, organizando reuniões de prestação de contas;
  • Contribuir com informações para os relatórios periódicos de impacto da PPA para seus parceiros.

Conhecimento e experiência

  • Formação: Superior Completo em carreiras ligadas a Meio Ambiente, com ênfase nas áreas de Monitoramento e Avaliação, Gerenciamento de Projetos, Estratégia e Gestão. Será um diferencial possuir Pós-Graduação ou Mestrado em carreiras ligadas a Meio Ambiente.
  • Experiência: 08 anos em gestão de projetos. Será́ um diferencial ter experiência em projetos realizados na Amazônia brasileira.
  • Habilidades e Conhecimentos: Planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, processos e indicadores socioambientais.
  • Idiomas: Inglês fluente      
  • Horário de Trabalho: Disponibilidade em horário comercial, com flexibilidade para home office a combinar.
  • Regime de Contratação: Pessoa Jurídica / Consultoria Internacional.
  • Remuneração: Compatível com o mercado.

Os interessados deverão enviar currículo e carta de motivação para recrutamento@ppa.org.br com o assunto: “Especialista em Monitoramento e Avaliação – Nome, sobrenome” do interessado.

Data limite para envio de currículos: 13/11/2020

*Fica reservado à PPA o direito de confirmar ou não a realização destas contratações, de acordo com sua necessidade ou conveniência.