Evento online promovido pela PPA trata do mercado do açaí e do viés sustentável de sua produção

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Na última quarta-feira, dia 02 de junho, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) realizou mais uma live do quadro “Campo em Debate”, da campanha Mosaico Diverso, e dessa vez tratou sobre a cadeia produtiva do açaí.

Denyse Mello, Gerente de Projetos da PPA e mediadora do encontro, recebeu os convidados Maurício Navega (Diretor Operacional da Sambazon) e Raimundo Brito (Presidente da Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba – Cofruta). Durante o evento, os participantes conversaram sobre o mercado do açaí e sua comercialização internacional, além da conexão com comunidades e o viés sustentável da produção.

Em sua fala, Maurício apresentou o trabalho desenvolvido pela Sambazon, empresa internacional com atuação na Amazônia, e sua relação com cooperativas – incluindo a Cofruta – e comunidades. Também falou sobre os desafios oriundos do crescimento da cadeia e sua importância para a conservação da sociobiodiversidade. “Desde o seu nascimento, a Sambazon tenta conciliar a produção industrial com o respeito ao meio ambiente e a parceria com as pessoas que estão no campo, para tentarmos levar o retorno do que é produzido para elas”, comentou.

Já Raimundo Brito falou sobre a Cofruta como pioneira na comercialização do açaí e na diversificação e transformação do alimento em polpa. Em sua apresentação, falou também sobre a evolução da cooperativa e os desafios de gestão enfrentados nesse processo. “É importante essa aproximação entre empresas e cooperativas. Dessa forma, elas conseguem entender como roda toda a cadeia, ter um produto diferenciado no mercado e responder às necessidades básicas dos cooperados(as) ou agricultores(as)”, disse.

Ficou curioso(a)? Para assistir à live na íntegra, acesse abaixo:

Observação: Em função de problemas de conectividade, Raimundo Brito não pôde participar integralmente da live. Encaminhamos as perguntas direcionadas à ele no chat e, em breve, suas respostas serão disponibilizadas neste link.

Faça parte desta rede! Para mais informações sobre a campanha Mosaico Diverso, acesse: www.ppa.org.br/mosaicodiverso