Gerente de Engajamento

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma plataforma de ação coletiva, liderada pelo setor privado, que busca a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento de uma economia sustentável e para a conservação da biodiversidade, florestas e dos recursos naturais da Amazônia, bem como melhoria socioeconômica e da qualidade de vida das populações rurais e tradicionais.

A PPA está buscando profissional para integrar a equipe de sua Secretaria Executiva.

O profissional será responsável por coordenar e liderar o secretariado, a facilitação e as atividades dos Grupos Temáticos (GTs) da PPA (Empreendedorismo, Bioeconomia, Mercados e Territórios), a partir da articulação com os diversos parceiros, membros da PPA, implementadores dos projetos (organizações sociais) e programas socioambientais e eventuais prestadores de serviço.

Também irá promover atividades da PPA e a atrair novos potenciais investidores por meio do relacionamento com os parceiros já engajados na rede. Além disso, deve identificar oportunidades de parceria e fomentar o desenvolvimento de novos projetos conjuntos. Dessa forma, tem o encargo de facilitar a atuação em rede do setor privado promovendo diálogos, trocas e parcerias.

Deve liderar o planejamento e acompanhamento das atividades, elaboração de relatórios, convocação de reuniões online e presenciais, preparação de agenda e minuta de reuniões, além de outras atividades correlatas. O profissional responderá diretamente ao Secretário Executivo da PPA.

Principais funções e responsabilidades

  • Definir junto aos participantes dos GTs a frequência e dinâmica esperada das reuniões;
  • Potencializar o engajamento das empresas membro em deliberações sobre estratégia, agenda, pauta e formato das reuniões;
  • Definir pauta, conteúdo e metodologia dos encontros (online e/ou presenciais);
  • Confirmar presença com os membros nos encontros (online e/ou presenciais);
  • Preparar dinâmicas, materiais de apoio e facilitação adequada para os encontros (por meio da contratação de consultores/facilitadores, parceria com representantes/membros dispostos a contribuir, ou própria equipe interna);
  • Organizar logística (sala, internet, coffee-break, materiais, apresentações) dos encontros e, quando necessário, transporte e hospedagem.    
  • Conduzir e coordenar os encontros (host);
  • Produzir e compartilhar ata dos encontros com os respectivos GTs, destacando encaminhamentos acordados
  • Fazer follow-up dos temas pendentes e dar encaminhamento às ações definidas pelos membros;
  • Monitorar engajamento dos membros atuais nos parâmetros/ferramentas definidos pela equipe PPA;
  • Engajar e apoiar estrategicamente a equipe de consultores do CIAT na realização das entrevistas para a Social Network Analysis (SNA) da PPA.
  • Trabalhar relacionamento, mobilização e engajamento das empresas e parceiros por meio de visitas/ telefonemas/e-mails, buscando sinergias e possíveis contribuições das suas agendas com o plano de trabalho dos GTs;
  • Contato, negociação e alinhamento de entrega com fornecedores;
  • Apoiar empresas membro dos GTs a desenhar propostas de projetos a serem apresentadas para co-financiamento da PPA (temas ligados aos GTs), garantindo conformidade às políticas da PPA;
  • Por meio das atividades desenvolvidas em cada GT, atrair novos investidores (empresas e organizações filantrópicas privadas) para que se tornem membro da PPA.

Conhecimento e experiência

Formação: Superior Completo

Experiência:

  • 05 anos em cargos de relacionamento com instituições do setor privado;
  • Experiência em desenho, facilitação de grupos e sistematização de processos participativos, uso de técnicas e ferramentas de diálogos, etc;
  • Experiência prévia na execução e/ou coordenação de projetos socioambientais e/ou realizados na Amazônia;
  • Experiência prévia em planejamento estratégico.

Habilidades e Conhecimentos:

  • Excelente capacidade oral e escrita;
  • Domínio do pacote office;
  • Domínio comprovado de metodologias de facilitação de grupos (online e off-line).

Idiomas: Inglês fluente, espanhol considerado diferencial.

Horário de Trabalho: Disponibilidade em horário comercial, com flexibilidade para home office a combinar.

Regime de Contratação: Pessoa Jurídica / Consultoria Internacional.

Remuneração: Compatível com o mercado.

Atributos desejáveis:

  • Será um diferencial possuir Pós-Graduação ou Mestrado.
  • Será um diferencial possuir experiência em fóruns de participação social, desenho de processos de diálogo, etc.

Informações adicionais:

  • O profissional deve ter a disponibilidade para residir na cidade de Brasília por, ao menos, 04 meses durante o primeiro semestre de 2021. Durante o período, haverá ajuda de custo para moradia caso não resida na cidade;
  • O profissional deve ter disponibilidade para viajar periodicamente (ao menos, uma vez por mês) às reuniões de trabalho em Brasília e a localidades dos projetos apoiados pela PPA no território amazônico.

Os interessados deverão enviar currículo e carta de motivação para recrutamento@ppa.org.br com o assunto: “Gerente de Engajamento – Nome, sobrenome” do interessado.

Data limite para envio de currículos: 23/11/2020

*Fica reservado à PPA o direito de confirmar ou não a realização destas contratações, de acordo com sua necessidade ou conveniência.