Grupo +Unidos e PPA Solidariedade viabilizam 8 leitos de UCI em municípios afastados no estado do Amazonas

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

O Grupo +Unidos, por meio do Fundo UNA+, iniciativa que atua no combate à pandemia em comunidades em situação de vulnerabilidade social, e a PPA Solidariedade, uma parceria para ajudar a combater a COVID-19 na Amazônia Legal, formada pela USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem, viabilizaram em janeiro de 2021, 8 leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI)  para municípios do interior do Amazonas, fortalecendo a capacidade de atendimento do estado neste período de agravamento da pandemia.

A partir do esforço de interiorização dos leitos para regiões com acesso limitado a serviços de saúde, a iniciativa visa reduzir “vazios assistenciais” no território e promover maior equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, são mitigadas diferenças regionais, beneficiando povos tradicionais, populações indígenas e ribeirinhas da região Amazônica.

Além de garantir uma diversificação regional do acesso à saúde, as ações contribuem com a redução da sobrecarga dos hospitais e unidades de saúde de Manaus e, ao mesmo tempo, deixam um legado para o SUS em um contexto posterior à pandemia da COVID-19.

“O Grupo +Unidos acredita em projetos sociais de alto impacto, contribuindo com a qualificação de políticas públicas e apoiando na resolução de problemas sociais de alta complexidade. Por isso, enxergamos que a instalação desses leitos e de equipamentos respiratórios, são um investimento social a longo prazo que fará diferença no futuro para a população amazonense”, explica Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo.

Em conjunto com as Secretarias de Descentralização e Regionalização Assistencial e de Saúde do Estado do Amazonas, foram priorizados os municípios de Tefé, Tabatinga, Manacapuru e Humaitá para receberem as doações de leitos de UCI, equipamentos extras para o acompanhamento e tratamento da Covid-19 e equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde.  As doações de leitos de UCI representaram um aumento de 61% da capacidade de atendimento nos referidos territórios.

Além das doações supracitadas, houve um investimento adicional para compra de equipamentos de suporte respiratório entregues também no Amazonas, mas em outros municipios, sendo elesLábrea, Santa Isabel do Rio Negro e Carauari, indicados pelo poder público como prioritários para o recebimento destes donativos

De acordo com Rita Almeida, Secretária Executiva Adjunta de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior, a ação garante o fortalecimento da atuação da Secretaria de Saúde no estado do Amazonas. “Acreditamos que a instalação dos leitos, além de auxiliar nesse momento, será vista como uma herança para os cidadãos residentes nesses municípios, pois eles terão acesso a melhores condições de atendimento na saúde pública do estado”, relata.

A atuação do Fundo UNA+ no Amazonas, catalisou outros investimentos do setor privado no estado. Além do recurso aportado pela iniciativa PPA Solidariedade, o Grupo +Unidos mobilizou mais de R $544 mil, revertidos na compra de equipamentos hospitalares deficitários no sistema de saúde público local e fundamentais no tratamento de pacientes diagnosticados com COVID-19, além da compra e doação de usinas de produção de oxigênio.

“A ideia da PPA Solidariedade era justamente reunir parceiros do setor privado e organizações locais para que a ajuda chegasse de maneira eficiente e efetiva. Estamos felizes que a nossa ação permitiu a expansão dos leitos no Amazonas”, disse Ted Gehr, diretor da USAID Brasil.

Para Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA, o programa PPA Solidariedade tem sido um importante exemplo de mobilização do setor privado na resposta à segunda onda da Covid-19 nos territórios da Amazônia. “Pela capacidade de articulação e proatividade dos nossos parceiros implementadores e coinvestidores, estamos conseguindo apoiar de forma contundente o sistema público de saúde, ajudando comunidades amazônicas a receberem tratamento de saúde adequado durante essa nova fase da pandemia”, afirmou.

Sobre o Fundo UNA+

O Fundo de Suporte UNA+ é uma iniciativa do Grupo +Unidos desenvolvida inicialmente com o apoio do Bank of America e da Fundação Caterpillar, braço filantrópico da Caterpillar Inc. no Brasil. Com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia do Covid-19 em comunidades vulneráveis, o projeto tem uma metodologia própria de seleção das populações em situação de risco e desenvolve soluções personalizadas para cada grupo. As doações acontecem por meio de organizações sociais com atuação consolidada na região.

Até o momento, o Fundo já arrecadou mais de  R$10 milhões com a iniciativa privada, possibilitando a atuação em diferentes frentes, como na saúde com o equipamentação de 19 leitos de UTI SUS, distribuição de EPI’s para profissionais de saúde;  na frente do suporte emergencial contribuiu com a Secretaria de Educação Estadual garantindo a alimentação de mais de 19 mil alunos da rede estadual, doações de cestas básicas em comunidades de vulnerabilidade social. Já na frente da educação investiu recursos em programas de inserção no mercado de trabalho e no levantamento de informações acerca das comunidades brasileiras, a partir do financiamento de uma pesquisa em profundidade. Empresas privadas com interesse em se juntar a iniciativa poderão entrar em contato com o comitê em https://maisunidos.org/unamais/

Sobre a PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a COVID-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à COVID-19 na Amazônia é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a COVID-19. A iniciativa irá trabalhar com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a COVID-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão da COVID-19; Promover medidas de prevenção e controle de infecções pela COVID-19 em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a COVID-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito.

Sobre o Grupo +Unidos

O +Unidos, associação sem fins lucrativos, é um fundo de investimento social colaborativo idealizado pela Embaixada Americana, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O Grupo, formado por grandes empresas atuantes no Brasil, tem trabalhado desde 2008 na capacitação dos jovens brasileiros por meio do desenvolvimento de iniciativas voltadas à educação e à formação tecnológica, propondo uma nova forma de pensar os esforços em responsabilidade social que são hoje realizados no país.

Para mais informações, acesse: www.maisunidos.org