Hydro incentiva desenvolvimento sustentável de Cooperativa, em Paragominas

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

A Hydro, em parceria com a Prefeitura de Paragominas, apoiou por dois anos e meio o projeto de fortalecimento da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paragominas (Coopercamare), que atua há 11 anos no município. A iniciativa contou com o suporte técnico da ONG Gaia Negócios Sociais. Um evento online marcou o encerramento da participação da Hydro no projeto, a partir de maio. O encontro teve com a participação de cooperados; de representante da ONG Gaia Social, Maira Pereira, que foi a executora técnica do projeto; representante da Prefeitura Municipal, Jociele Fernandes; além da participação dos diretores de sustentabilidade da Hydro, Domingos Campos, industrial da Mineração Paragominas, Evilmar Fonseca e de Milene Maués, gerente de parcerias da Hydro.

Durante os dois anos e meio, foram desenvolvidas atividades cujo resultados demonstraram o alto nível de aperfeiçoamento da Cooperativa. Com foco em Desenvolvimento de Lideranças, os resultados mais importantes foram a capacitação em Marco regulatório e Políticas Públicas (Estadual e Federal); treinamento em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; orientação e acompanhamento técnico sobre Ferramentas de Gestão Administrativo-Financeira; dois projetos elaborados e encaminhados para financiamento; e uma participação contemplada pela Secretaria de Educação do Estado do Pará na chamada Pública para realização de coleta seletiva nas Escolas Estaduais de Paragominas.

Para a presidente da Coopercamare, Ivanilde Soares dos Santos, a Hydro teve papel fundamental para apoiar na organização das atividades. “A parceria nos ajudou a estabelecer padrões e profissionalizar nosso trabalho. Hoje temos tudo bem organizado. Podemos participar de licitações e conquistar mercado”, explicou Ivanilde. “Nossa missão é contribuir para uma sociedade mais viável promovendo o desenvolvimento sustentável e essa parceria foi fundamental como contribuição ao município. Deixamos um legado e estamos muito felizes de ter participado da história da Coopercamare para um futuro mais sustentável no município onde temos a nossa operação da mina de bauxita”, afirmou Milene Maués, gerente de parcerias da Hydro.

Na área de Gestão e Governança os destaques foram para a padronização dos recibos de venda e comercialização de resíduos; certificado digital para emissão de notas fiscais (emitido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Pará); declaração de dispensa de Licença Ambiental (emitido pela SEMUR); certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros; e a construção da Missão, Visão e Valores e o Organograma da instituição. A profissionalização das atividades foi baseada no Programa Viraser, metodologia usada pela Gaia, para negócios de impacto social e ambiental e que acelera o desenvolvimento das cooperativas e associações de resíduos recicláveis. “A ideia é transformar as cooperativas em empreendimentos sustentáveis e economicamente viáveis, potencializando a recuperação de resíduos pós consumo e criar um ciclo produtivo”, afirmou Geraldo Virgínio, coordenador de projetos da Gaia.

Desenvolvimento sustentável

A Coopercamare também precisou se adaptar frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Por um período, as atividades foram paralisadas, mas mesmo diante disso, a Hydro manteve o suporte com apoio financeiro e com a manutenção das ações de forma virtual do projeto de fortalecimento, que coloca a cooperativa como referência na coleta, manuseio e destinação ambientalmente correta dos maiores volumes de material reciclável do município de Paragominas e inicia a formação de uma em rede em busca do desenvolvimento do seu negócio.