II Encontro de Sustentabilidade de Juruti será realizado nos dias 29 e 30 de novembro

A ideia do evento é avaliar e repensar as ações até agora executadas pelo projeto Ingá e reafirmar o compromisso de todos os parceiros envolvidos com o desenvolvimento sustentável amazônico.

 

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro será realizado o II Encontro de Sustentabilidade de Juruti, reunindo em um espaço qualificado de discussão agentes públicos, empresas, representantes das organizações da sociedade civil, acadêmicos e cidadãos interessados na agenda. Com o tema “Ações para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, o II Encontro será realizado no Caju (Clube Alcoa Juruti). A realização é do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), por meio do Projeto Ingá (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia).

A abertura será em 29 de novembro, às 18 horas, com credenciamento de participantes, boas-vindas por Rebeca Cancio e Valdinei Júnio, da diretoria de Juventude do IJUS, e palestra com o tema “Desenvolvimento sustentável e os desafios da Amazônia”, ministrada por Francisco Itamar, presidente do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O dia 30, por sua vez, será reservado aos painéis, nos quais serão apresentados os resultados dos projetos que estão sendo executados na região.

A ideia do II Encontro de Sustentabilidade de Juruti é avaliar e repensar na sustentabilidade das ações até agora executadas pela iniciativa e, também, reafirmar o compromisso de todos os parceiros  envolvidos. Segundo o IJUS, ao longo dos últimos anos, importantes parcerias em Juruti e região trouxeram muitos resultados e impactos positivos para as comunidades e para a vida das pessoas. 

Para a presidente do IJUS, Maria Raimunda Melo, pensar e agir de forma sustentável é a habilidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente, sem causar ameaças às gerações futuras. “É conservar, cuidar dos recursos naturais e humanos sem que haja exploração deles por parte da sociedade. Programar e avaliar questões sociais, ambientais e financeiras são fundamentais para a efetivação das nossas ações que visam o desenvolvimento sustentável”, comenta.

Patrícia Benthien, especialista em Gestão de Projetos da USAID Brasil (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) participa do evento com as melhores expectativas. “Espero que o segundo Encontro de Sustentabilidade seja um espaço rico em trocas, reflexões, aprendizados e celebrações sobre os últimos três anos de trabalho conjunto. O território de Juruti agrega um conjunto especial de atores e instituições engajados em um objetivo comum: o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade da região”, analisa.  

O Projeto Ingá, por meio do qual é realizado o II Encontro de Sustentabilidade de Juruti, é composto por uma equipe multidisciplinar, formada através do arranjo colaborativo entre instituições parceiras que atuam há muito tempo no município. Já aliando o setor social e financeiro, o IJUS promove diversas ações com intuito de articular estratégias que fortaleçam as atividades de apoio à formação de capital humano local, proteção, conservação de florestas nativas, restauração de áreas degradadas, apoio ao empreendedorismo e a estruturação do observatório de indicadores de desenvolvimento sustentável.

A iniciativa conta com investimentos da USAID, da Alcoa, do Instituto Alcoa, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e parcerias do Instituto Vitória Régia (IVR), do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Centro de Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

 

Programação

29 de novembro

18h00 18h30 – Credenciamento

18h30 18h35 – Boas-vindas por Rebeca Cancio & Valdinei Júnio (diretoria de Juventude IJUS)

18h35 19h40 – Abertura institucional

19h45 20h45 – Palestra “Desenvolvimento Sustentável e os Desafios da Amazônia”.

20h50 – Encerramento 

 

30 de novembro

8h00 8h30 – Credenciamento 

8h30 8h45 – Apresentação cultural com Victor Diniz, levantador de toada

8h50 09h50 – Painel: Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

09h55 10h55 – Painel: Projeto Ingá. Ações para o Desenvolvimento Territorial e Conservação da Biodiversidade 

11h00 12h00 – Painel: Observatório dos Indicadores de Juruti

14h00 15h00 – Painel: Banjus Investimentos Estratégicos e Negócios Locais 

16h10 17h00 – Entrega de certificados de formações ingá 

17h55 – Encerramento