Inscrições abertas para apoiar projetos de base comunitária e estruturantes em Barcarena

Conexões Sustentáveis – Plataforma de Chamada de Projetos terá convocações previstas para 2022 e 2023 com o objetivo de financiar projetos que contribuam para o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável na região. 

O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID), por meio do apoio à Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), abriram inscrições para a Conexões Sustentáveis – plataforma de chamada de projetos do FSH para o desenvolvimento de Barcarena, que visa financiar projetos de base comunitária e estruturantes a serem realizados em Barcarena. O objetivo é alcançar, de maneira colaborativa, o desenvolvimento baseado em soluções sustentáveis para a região, além de fortalecer as organizações locais e aprimorar suas habilidades de planejamento, gestão e implementação de projetos.

Os interessados podem se candidatar para a chamada comunitária 1, primeira fase voltada para organizações de base comunitária, até dia 03 de junho, no site da IBS. O investimento das instituições parceiras será de R$ 700 mil, para apoiar organizações de base comunitária a desenvolver e executar ações concretas de impacto social no município nas áreas de geração de trabalho e renda; sociobiodiversidade; saneamento e gestão de resíduos sólidos. 

Poderão se inscrever entidades com pessoa jurídica estruturada, como OSC, Fundações, MEIS e Sociedades Limitadas, com projetos que tenham atuação em Barcarena, prioritariamente. As organizações sem fins lucrativos poderão enviar propostas em rede, elencando uma responsável para ser a proponente. As instituições interessadas poderão ter suporte para elaboração dos projetos, em dois workshops a serem oferecidos durante o processo de inscrição, previstos para ocorrer nos dias 10 e 11 de maio. 

As inscrições para os projetos ocorrem em dois momentos: este ano, uma chamada para projetos comunitários e uma chamada para projetos estruturantes; e, em 2023, terá mais uma chamada para projetos comunitários. O edital de projetos comunitários de 2022 já está aberto. Já o edital de projetos estruturantes terá chamada aberta em junho deste ano.

Edital 01 – No primeiro edital de chamada de projetos promovido pelo FSH, em 2019, oito iniciativas foram selecionadas e iniciaram suas atividades em 2021. Participaram da seleção projetos distribuídos em três linhas de investimento: promoção de trabalho, emprego e renda e meio ambiente; fortalecimento institucional de associações e organizações sociais; e eventos esportivos ou culturais. O primeiro edital garantiu um investimento total no valor de R$ 730 mil, beneficiando, aproximadamente, 300 famílias.