Jornada Amazônia realiza programa para startups

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

A Jornada Amazônia, iniciativa coordenada pela Fundação CERTI, e que busca fortalecer o ecossistema de inovação do território associado à Amazônia Legal, acaba de lançar o programa Sinergia. Esta edição será direcionada para startups do setor de bioeconomia, que buscam oportunidades de alavancar o seu negócio. O programa é gratuito e as inscrições devem ser  feitas de 19 até 30 de julho, no site oficial do Programa. Os resultados serão divulgados no dia 06 de agosto no mesmo canal. 

Integrado à Jornada Amazônia, o programa Sinergia tem como objetivo promover a troca de conhecimento entre ecossistemas de inovação, criando fluxos de aprendizado, crescimento e competitividade para todos os envolvidos, por meio de conexão com mentores especializados, grandes empresas, potenciais clientes e investidores nacionais e internacionais.  A coordenadora da Jornada Amazônia, Janice Maciel, explica: “A ideia é selecionar negócios que possuem potencial de gerar valor para a floresta em pé e acelerar a sua evolução por meio de suporte e conexões de valor, com foco no refinamento do modelo de negócio e estratégia de mercado”.

O processo de seleção será feito em duas fases: Na primeira etapa serão selecionadas 30 startups, que receberão um diagnóstico de competitividade, acompanhado de recomendação de aceleração. Na segunda fase, até 10 startups participarão do processo de acompanhamento e suporte de até 4 meses. 

Podem participar do programa Sinergia as startups que estão constituídas na área da Amazônia Legal – composta por municípios de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão – que estejam com CNPJ ativo e gerem valor para a floresta em pé, ou seja, que utilizam de forma sustentável os produtos da biodiversidade amazônica ou que desenvolvem serviços e tecnologias para aumentar a competitividade das cadeias produtividade e da bioeconomia.

A chamada visa negócios em fase evolução, ou seja, startups realizando as primeiras vendas e validando seu modelo de negócios ou já em estágio de tração, que demonstrem como a solução possui um mercado potencial, grau de inovação relevante, impacto positivo na base da cadeia e uma equipe comprometida. Mais informações sobre os benefícios e requisitos de participação estão disponíveis no site www.jornadaamazonia.org.br/sinergia e nas redes sociais da Jornada Amazônia. 

Sobre a Jornada Amazônia

A Jornada Amazônia é uma iniciativa de incentivo aos ecossistemas de inovação no Norte do país, que surge com o propósito de fomentar e implementar o empreendedorismo sustentável para fortalecer a bioeconomia na região amazônica. É coordenada pela Fundação CERTI, referência nacional na promoção de inovação e empreendedorismo, com apoio de parceiros estratégicos com atuação local, nacional e internacional. A Jornada tem como principal lema ‘A floresta amazônica é economicamente mais valiosa em pé do que derrubada’.