Live da Plataforma Parceiros pela Amazônia debate a cadeia produtiva do pirarucu e o seu manejo sustentável

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Na última quarta-feira, dia 12 de maio, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) realizou mais uma live do quadro “Campo em Debate”, da campanha Mosaico Diverso, e dessa vez tratou sobre a cadeia produtiva do pirarucu.

O evento contou com as participações de Teresa Corção (Ecochef do Instituto Maniva e Embaixadora da Cozinha Brasileira do Senac) e Ana Britto (Coordenadora de Comercialização da Associação dos Produtores Rurais de Carauari – ASPROC). Na ocasião, as convidadas discutiram temas como abastecimento, logística, manejo sustentável do pirarucu e democratização do acesso ao produto. 

Em sua fala, Ana Britto compartilhou a sua experiência na comercialização e manejo do pirarucu no Médio Juruá. Reforçou a importância dessa prática para a preservação da espécie, melhoria da qualidade de vida da comunidade e proteção territorial, além de tratar dos desafios logísticos e de comercialização do produto. “Quanto mais a comunidade se envolve, melhor são os resultados. Desde que começamos a fazer o manejo, o número da nossa cota só tem crescido. (…) É uma longa caminhada, mas nós estamos ousando, buscando mercados fora da nossa região”, disse.

Já a chef Teresa Corção, fundadora do Instituto Maniva, falou sobre os contatos que teve com o campo, as qualidades gastronômicas e benefícios do pirarucu de manejo e como isso agrega valor para o consumidor final. “É muito importante que nós valorizemos e tomemos posse do nosso patrimônio, que são os alimentos brasileiros, tradicionais da nossa cultura. Se fizermos isso, estamos ajudando toda cadeia e contribuindo para que o caminho dessa comida permaneça virtuoso”, afirmou. 

Foi um encontro inspirador, que realçou a importância da resistência para que se consiga gerar renda no campo com conservação da sociobiodiversidade. Para assistir à live na íntegra, acesse abaixo:

Acompanhe a agenda de lives da Mosaico Diverso, sempre às quartas-feiras, no canal do YouTube da PPA. Faça parte desta rede! Para mais informações, acesse: www.ppa.org.br/mosaicodiverso