Mosaico Diverso reúne especialistas atuantes na estruturação da cadeia do mel em live temática sobre as abelhas

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Na semana em que se celebra o Dia Mundial das Abelhas, data designada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) realizou uma live sobre o assunto dentro do “Campo em Debate”, um dos quadros da sua campanha primeira institucional, a Mosaico Diverso.

Com mediação de Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA, participaram do encontro Marcelo Peixoto de Oliveira (Analista de Responsabilidade Social Sênior da Fundação Vale) e Hermógenes Sá (Diretor Executivo do Instituto Peabiru e co-fundador da Peabiru Produtos da Floresta). Na ocasião, os convidados abordaram temas como o serviço de polinização e a sua importância para a conservação da biodiversidade amazônica, entendendo as contribuições do setor privado e do campo para o fomento da cadeia do mel na região.

Em sua apresentação, Hermógenes de Sá falou sobre o trabalho de mais de uma década do Instituto Peabiru com a meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) na Amazônia, reforçando a importância das abelhas também em processos de geração de renda e na educação ambiental junto a comunidades tradicionais.

Já Marcelo Peixoto é responsável por liderar uma ação que visa contribuir com a estruturação da cadeia produtiva do mel junto a pequenos produtores do Maranhão. Em sua fala, Marcelo falou sobre os desafios de implementação e conquistas obtidas nesse processo, detalhando as formas de apoio da Fundação Vale aos empreendimentos de apicultura na região e suas experimentações na frente de meliponicultura. “A empresa que pretende gerar valor compartilhado nas suas operações e gerar escala precisa olhar para as comunidades com quem ela interage”, comentou.

Não menos importante, os convidados discutiram a relação entre proteção das abelhas com a conservação da sociobiodiversidade amazônica. Segundo Hermógenes, “como são fundamentais para a polinização, as abelhas prestam um serviço ambiental muito importante tanto para a produção agrícola, como para a manutenção e sustentabilidade do nosso ecossistema”.

Quer assistir à live na íntegra? Basta acessar abaixo:

Acompanhe a agenda de lives da Mosaico Diverso, sempre às quartas-feiras, no canal do YouTube da PPA. Faça parte desta rede! Para mais informações, acesse: www.ppa.org.br/mosaicodiverso