No Dia da Amazônia, evento aprofunda discussão sobre a rastreabilidade das cadeias de valor do bioma

O evento, realizado pela GS1 Brasil e pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), será transmitido ao vivo e contará com a participação de especialistas e organizações que são referência no tema.

Usina de Beneficiamento de Castanha do Brasil da ASSOAB ( Assossiação dos Agropecuários de Baruri) em Beruri, Amazonas, Brasil. 27 de maio de 2022. foto: Bruno Kelly.

Na data que marca o Dia da Amazônia, em um ano de alinhamentos importantes para o presente e futuro do bioma, a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) e a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com apoio da USAID Brasil, se reunirão para promover um espaço de aprendizagem e trocas sobre o tema da rastreabilidade nas cadeias produtivas da Amazônia Brasileira, um dos grandes desafios da região na atualidade. 

Em um cenário em que diversas atividades que ali ocorrem ainda são causadoras de desmatamento e crimes socioambientais, é fundamental diferenciar quais são os produtos dessas atividades predatórias, muitas vezes ilegais, e quais são aqueles originários de uma outra economia, mais justa e sustentável.

Na programação do encontro, estão previstos painéis com a participação de especialistas e organizações com ampla experiência na Amazônia, como COOPATRANS, Imaflora, Conexsus, CocoaAction, Natura e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O evento acontecerá no dia 05/09 e será transmitido ao vivo, das 14h às 17:30h. Para mais informações, os interessados devem acessar conteudo.blog.gs1br.org/ppa e se inscrever para acompanhar o conteúdo.

 

Sobre a GS1 Brasil:

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, é uma organização multissetorial, neutra e sem fins lucrativos, que desenvolve e mantém padrões globais para uma comunicação empresarial eficiente, colaborando para o processo de automação das cadeias de suprimentos, desde a matéria-prima até o consumidor final. ​​​​​​​​​​​​​Acesse https://gs1br.org/ 

Sobre a PPA:

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na região, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade,  através do fomento de Parcerias de Desenvolvimento capazes de contribuir com a visão de desenvolvimento de “Amazônia(s) com qualidade de vida, riqueza de biodiversidade e uso sustentável de seus recursos naturais”. Para mais informações, acesse a Teoria da Mudança da PPA.

Sobre a USAID:

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é a agência do governo americano encarregada da ajuda e da cooperação para o desenvolvimento. A USAID tem uma longa história de colaboração com parceiros brasileiros. Desde 2014 implementa a Parceria para Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB), que visa assegurar a integridade e a conservação do ecossistema amazônico e ao mesmo tempo  melhorar o bem-estar e a situação econômica das comunidades tradicionais e rurais que vivem na região amazônica. https://pcabhub.org/pt-br