Junto à PPA, USAID e Aliança Bioversity & CIAT, companhia busca organização sem fins lucrativos para impulsionar atividades educativas e socioeconômicas, que vão beneficiar população maueense
Guaraná Antarctica tem origem em Maués, cidade localizada no coração da Amazônia onde a Ambev mantém a Fazenda Santa Helena, que desenvolve as melhores técnicas para o cultivo de Guaraná e é considerado o maior berço de guaraná para todo o mundo. Em 2017, a companhia criou a Aliança Guaraná de Maués (AGM), uma rede de parceiros que buscam melhorar a qualidade de vida da população de Maués, contribuindo com o desenvolvimento do município e valorização da comunidade e da biodiversidade.
Para dar continuidade aos projetos de impacto positivo realizados no município, a AGM lança o Edital Aliança Guaraná de Maués, que vai selecionar uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de contribuir com a implementação das ações na região. Até o dia 15/05, os interessados podem se inscrever pelo link www.ppa.org.br/editalagm. Para participar, é preciso ter, no mínimo, dois anos de formalização e registro legal no Brasil.
“A Aliança Guaraná de Maués é mais um exemplo de que impacto positivo se faz a partir de compromissos coletivos que mirem no crescimento compartilhado e no desenvolvimento sustentável. Buscamos um parceiro que esteja disposto a nos ajudar a colocar em prática as nossas iniciativas, que vão levar mais oportunidades, bem-estar e desenvolvimento socioeconômico para a população da Maués”, afirma Mariana Appel, Gerente de Sustentabilidade da Ambev.
A Aliança Guaraná de Maués hoje também conta com o apoio na realização da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e parceria estratégica da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity e Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), organizações que trabalham há mais de 15 anos com projetos socioambientais na Amazônia.
O guaraná representa hoje uma das cadeias de valor mais relevantes na Amazônia e o produto tem ganhado reconhecimento internacional. Para Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA, “é muito importante para a Plataforma apoiar o desenvolvimento sustentável de Maués, região onde se produz mais guaraná oriundo da agricultura familiar no Estado do Amazonas, de forma que isso seja feito de forma sustentável. Não menos importante, no projeto também serão fortalecidas outras cadeias de valor da floresta relevantes para a região, como a pesca e o açaí”.
A Aliança oferece à comunidade atividades educativas, recreativas, artísticas e esportivas, além de impulsionar as ações turísticas na região e impulsionar práticas sustentáveis no cultivo e manejo na agricultura, que é a principal fonte de renda das famílias maueenses.
Sobre a AGM
A Aliança Guaraná de Maués (AGM), teve início em outubro de 2017 com a missão de construir a Maués sustentável, através do poder transformador do guaraná e da sua gente. Proporcionando ambientes coletivos de formação e debates para a proposição e execução de ações com participação social e governamental com foco na produção rural sustentável, principalmente na cadeia do guaraná. A Aliança Guaraná Maués atua na conservação da biodiversidade, dinamizando o desenvolvimento sustentável do território de Maués, implementando modelos produtivos sustentáveis da agricultura familiar, a partir de ações práticas de gestão inclusiva e participativa, de valorização da cultura local e todas as suas expressões. A AGM tem ainda como base, o respeito à sociobiodiversidade local e busca fortalecer a sua valorização enquanto modo de vida e de geração de bem viver global.
Sobre a PPA:
A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na região, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade, através do fomento de Parcerias de Desenvolvimento capazes de contribuir com a visão de desenvolvimento de “Amazônia(s) com qualidade de vida, riqueza de biodiversidade e uso sustentável de seus recursos naturais”. Para mais informações, acesse a Teoria da Mudança da PPA ou ppa.org.br.
Sobre a USAID:
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é a agência do governo americano encarregada da ajuda e da cooperação para o desenvolvimento. A USAID tem uma longa história de colaboração com parceiros brasileiros. Desde 2014 implementa a Parceria para Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB), que visa assegurar a integridade e a conservação do ecossistema amazônico e ao mesmo tempo melhorar o bem-estar e a situação econômica das comunidades tradicionais e rurais que vivem na região amazônica. https://pcabhub.org/pt-br
Sobre a Ambev:
Sonhamos grande por um futuro com mais razões para brindar. Esse é nosso propósito. Mais que uma empresa brasileira, com sede em São Paulo e presente em 18 países, somos uma plataforma com diversos negócios, que facilita a conexão entre as pessoas e gera crescimento para todo o ecossistema, como o BEES, voltada aos nossos parceiros varejistas, e o Zé Delivery, o app de bebidas presente em mais de 300 cidades. No Brasil, contamos com mais de 30 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir bebidas com tecnologia de ponta para garantir momentos de celebração e diversão.
Nossa cultura dá liberdade para testar novas ideias e, cada vez mais, temos exercitado a inovação – apenas em 2021 foram 65 no ano. Apostamos também na conexão com o ecossistema para um crescimento compartilhado entre os nossos parceiros com um objetivo comum de fortalecer as economias regional e local. Também temos parcerias com um ecossistema de mais de 600 startups para gerar oportunidades e idealizar melhorias na vida das pessoas. Além disso, contamos com o hub de tecnologia Ambev Tech presente em home office e em seis cidades: Blumenau (SC), Campinas (SP), Maringá (PR), São Paulo (SP), Jaguariúna-SP e Sorocaba (SP). E não vamos parar por aqui. Somos uma empresa inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Sempre investimos no país e deixamos um legado que vai além com nossa ampla plataforma de sustentabilidade socioambiental.