A PPA – Plataforma Parceiros pela Amazônia completou um ano de existência em dezembro de 2018. Lançada no final de 2017, neste primeiro ano de atuação a PPA gerou para seus membros uma série de resultados práticos e concretos, como:
- Realização da 1a Chamada de Negócios da PPA para geração de oportunidades de investimentos;
- 1º Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia,
- Lançamento do estudo “Caminhos para o Investimento Sustentável na Amazônia: oportunidades para a aplicação dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus”
- Lançamento do estudo “Investimento de Impacto na Amazônia: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável”
- Início do Programa de Aceleração de Negócios da PPA
Além dos trabalhos práticos, outro foco de ação foi trazer à plataforma novos membros e parceiros, alinhados à missão da PPA e comprometidos com o compromisso em adotar princípios e práticas ambiental e socialmente responsáveis em todas as operações na Amazônia brasileira.
Parte dos novos esforços de mobilização foram realizados no Pará, conduzidos por ECAM e Instituto Peabiru, parceiros que passam a integrar a Coordenação Executiva da Plataforma junto a Idesam, USAID e CIAT. Esses esforços têm resultado no engajamento de importantes empresas do setor privado atuantes no estado, expandindo o alcance da Plataforma na Amazônia.
Assim, damos às boas-vindas aos novos membros que iniciam este novo ciclo da PPA, que são as seguintes instituições e empresas:
Imaflora, Beraca, SITAWI, Instituto Humanize, Sol, Imerys, Ambientare, Gestor, Simineral, Cargill e Aimex.
Os novos membros vêm para fortalecer ainda mais o trabalho estratégico da PPA e reforçar a importância da participação do setor privado na liderança para a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.