PPA e parceiros realizam evento sobre programa de resposta à Covid-19 na Amazônia

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Na última quinta-feira (10), a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) realizou o Encontro de Implementadores da PPA Solidariedade, iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a COVID-19 na Amazônia. O programa é uma parceria entre USAID, NPI Expand, PPA e SITAWI Finanças do Bem.

Com participações de representantes da USAID Brasil, PPA, NPI Expand, Agenda Pública, Instituto Beraca, Instituto Juruti Sustentável (IJUS), Fundação Vale e Rede Asta, o evento apresentou histórias de sucesso e resultados parciais do programa, além de promover trocas de experiências entre implementadores e participantes da rede.

A abertura do encontro foi realizada por Catherine Hamlin, Diretora do Meio Ambiente da USAID Brasil, e Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA.

“Em tempos extremamente desafiadores, estamos trabalhando para ajudar o maior número possível de pessoas residentes nas comunidades mais vulneráveis da região Amazônica”, comentou Catherine.

Mariana Calêncio (Coordenadora de Relações Institucionais da Agenda Pública) apresentou o trabalho da organização, com foco no primeiro pilar de atuação da iniciativa. Em sua fala, detalhou os desafios e aprendizados oriundos da construção de uma campanha multimídia de comunicação sobre prevenção e enfrentamento do coronavírus na Calha Norte no Pará. 

Em seguida, o pilar sobre ações de controle e prevenção de infecção do vírus foi aprofundado por Ana Carolina Vieira, Diretora Executiva do Instituto Beraca, que apresentou as lições aprendidas pelo Instituto em sua atuação em comunidades e territórios agroextrativistas da Amazônia.

Já Bárbara Espínola de Almeida (Secretária Executiva do Instituto Juruti Sustentável – IJUS), orientou a sua fala a partir dos legados possíveis a partir da articulação multissetorial e o fortalecimento da capacidade de resposta à COVID-19 do sistema de saúde do município de Juruti, no estado do Pará.

Por fim, Fernanda Fingerl (Gerente de Inovação Social da Fundação Vale) e Rita Mendes (Gerente de Projetos da Rede Asta) apresentaram os resultados e aprendizados da experiência Máscara+Renda, que fomentou o empreendedorismo em mulheres impactadas pela crise econômica decorrente da pandemia.

A Assessora Técnica Nacional para NPI EXPAND e PPA Solidariedade, Nina Best, fez a fala de encerramento do evento, em que sistematizou as lições aprendidas pelos implementadores em cada uma das frentes de atuação do programa. “Precisamos destacar o valor desse tipo de engajamento e mobilização.

O setor privado, que tem atuação local com cadeias produtivas no território amazônico, se dispôs a participar da iniciativa, somando esforços e contribuindo com recursos e investimentos de forma estratégica”, apontou. 

O evento está disponível no canal do YouTube da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e pode ser assistido na íntegra abaixo:

O primeiro ciclo do programa será encerrado em setembro deste ano e está previsto mais um evento online de celebração da iniciativa. Para saber mais detalhes, basta acompanhar os canais digitais da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA).