PPA ESTEVE EM ENCONTRO DE SUSTENTABILIDADE NO PARÁ

Com a participação de mais de 330 pessoas, o II Encontro de Sustentabilidade de Juruti, foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Clube Alcoa (CAJU) localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Jará. Parceiros que atuam no município e na região em prol do desenvolvimento sustentável compartilharam resultados positivos e reafirmaram compromissos. A realização do evento foi do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), por meio do Projeto Ingá (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia), presente no portfólio de Desenvolvimento Territorial da PPA.

Adeílson Souza, da comunidade Batata, Juruti (PA). Produtor na PEAEX Curumucuri e participou de capacitações do projeto Ingá, recebendo certificação com os demais comunitários.

O encontro foi bem diverso e contou com a participação  de atores de diferentes setores. Estiveram presentes o poder público, secretarias municipais, beneficiários do projeto, lideranças comunitárias e representantes de associações, tanto urbano quanto rural. A Gerente de Projetos da PPA, Denyse Mello, abriu o evento junto a Catherine Hamlin (Diretora de Meio Ambiente da USAID Brasil), Deise Melo (Diretora Presidente do IJUS),  Francinei Andrade (Câmara dos Vereadores), Lucídia Batista (Prefeita de Juruti), Milene Maués (Fundo de Sustentabilidade Hydro) e Hélio Lázarim (Gerente Mina de Juruti/Alcoa). “Foi um evento muito representativo. Houve uma apresentação para a sociedade, um pouco da definição e papel da parceria junto ao IJUS, e o que isso está trazendo como resultado.”, conta Denyse.

Parceiros do Projeto Ingá na aberto do 2° Encontro de Sustentabilidade de Juruti, Pará.

Além disso, na sua programação, o Encontro contou com uma feira para exposição de  empreendedores sociais locais e com o lançamento do primeiro edital do Banco Juruti Sustentável (BANJUS), o qual atenderá associações, cooperativas, pequenos negócios e agricultores familiares, bem como projetos que já foram contemplados em outras iniciativas e diversas discussões que permeiam o território de forma socioambiental.

 

Saiba mais sobre o projeto em ppa.org.br/portfolio ou ijus.org.br