Primeiro evento da campanha Mosaico Diverso, da PPA, discute relação entre produtores da cadeia da castanha e indústria

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Na última quarta-feira, dia 28 de abril, a Plataforma Parceiros pela Amazônia realizou o primeiro evento da sua campanha institucional Mosaico Diverso, que tem como objetivo reconhecer o importante papel do setor privado na conservação da sociobiodiversidade amazônica.

Na semana temática da castanha, a Gerente de Comunicação da PPA, Júlia Pimenta, recebeu ao vivo Mauro Costa, responsável da Natura pelo planejamento estratégico das cadeias da sociobiodiversidade e pelo relacionamento com comunidades, e Paulo Nunes, coordenador de projetos da Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (COOPAVAM). O encontro promoveu o resgate de memórias e exemplificou como é possível aproximar e criar laços entre o campo e os produtores de base sustentável com as marcas e os consumidores mais conscientes.

Os convidados são parceiros de longa data e ambos possuem uma bagagem de décadas de trabalho com populações tradicionais, indígenas e agricultores familiares. Na ocasião, conversaram sobre temas como o histórico da parceria entre Natura e COOPAVAM, as complexidades da logística, os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 e a importância da cadeia da castanha para a valorização da sociobiodiversidade e a conservação da floresta.  

Para Paulo Nunes, as condições estabelecidas pela Natura para o desenvolvimento da parceria entre a empresa e a cooperativa foram fatores fundamentais para a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental do negócio. “Nós estabelecemos uma relação de confiança mútua, o que garantiu a continuidade dessa parceria por mais de uma década sem interrupção”, comentou. A COOPAVAM hoje conta com certificações e variedade de clientes, no Brasil e na Europa, mostrando o quanto o modelo cooperativista pode ser avançado e bem posicionado.

Em sua fala, Mauro Costa falou sobre as contribuições da Natura, referência em boas práticas empresariais para a conservação da sociobiodiversidade amazônica. “Esse é um trabalho super gratificante e, mais do que isso, gera negócios importantes para a região, com um processo muito transparente e acordado entre as partes”, disse. Ele também destacou o papel das áreas de Pesquisa e Inovação, que geram conhecimento para ser compartilhado e aplicado na ponta.

O evento, que contou com mais de 50 participantes simultâneos e já tem mais de 180 visualizações, foi uma confirmação da importância da conexão entre diferentes setores para garantir o manejo sustentável das cadeias produtivas da região amazônica. E além disso, ressaltou os aspectos humanos essenciais para estes trabalhos, com reconhecimento e valorização dos modos de vida e das culturas originárias e tradicionais. 

Assista à live na íntegra abaixo:

Acompanhe a agenda de lives da Mosaico Diverso, sempre às quartas-feiras, no canal do YouTube da PPA. Faça parte desta rede! Para mais informações, acesse: www.ppa.org.br/mosaicodiverso.