Programa de Aceleração PPA

Novos modelos de desenvolvimento para a Amazônia

SOBRE

O ‘Programa de Aceleração da PPA’, lançado em 2018, contou com 3 edições, acelerou 30 negócios amazônicos, investiu em 12 deles e foi considerado o melhor programa de aceleração da Região Norte do Brasil. Foi coordenado pelo Idesam e contou com apoio estratégico e financeiro da USAID e dos parceiros Aliança Bioversity/CIAT, Instituto Humanize e Fundo Vale.

Após pouco mais de dois anos acelerando e investindo em negócios de impacto na Amazônia, o Programa evoluiu e se transformou em uma aceleradora de impacto indepentente, a AMAZ.

VÍDEOS

O Relatório de Impacto 2020 do Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da PPA traz um retrato da jornada de aceleração nesse ano, que teve que se transformar para atender aos negócios e se deu por meio de encontros virtuais e estratégias para promover fortalecimento e resiliência aos empreendedores.

NEGóCIOS 2020

NEGóCIOS 2019

RAIO-X

EDUCAÇÃO

DATA DE FUNDAÇÃO

SETEMBRO DE 2018

CIDADE / ESTADO

MANAUS - AM

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2C

TAMANHO EQUIPE

4 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

TRAÇÃO

SOBRE A EMPRESA

Prepara estudantes de graduação, pós-graduação e startups para novas habilidades do século XXI, tendo a floresta Amazônica como pano de fundo e foco principal.

O QUE RESOLVE

As expedições são de formação, complemento e imersão para auxiliar estudantes em suas jornadas acadêmicas, mas também aproximar essas pessoas da Amazônia, incluindo meio ambiente, cultura, economia e oportunidades voltadas à promoção da sustentabilidade.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Trinta expedicionários e 200 espectadores em dois eventos Amazônia 21 impactados positivamente pelas intervenções no primeiro ano de operações.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Expedições para jovens e adultos na Amazônia – startups, estudantes e outros públicos.

RESULTADOS
Negócio em início de operações. Planejam ampliar o número de expedições anuais.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

JOÃO TEZZA NETO E MARIA EUGENIA TEZZA

CONTATO

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

SAÚDE

EDUCAÇÃO

CIDADE / ESTADO

MEDICILÂNDIA - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

2010

NATUREZA NEGÓCIO

COOPERATIVA

MODELO

C2C E B2B2C

TAMANHO EQUIPE

10 COLABORADORES

PATENTE

SIM

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Cooperativa de agricultores produtores de cacau que possui uma pequena indústria que processa a matéria-prima (cacau) e transforma em chocolate e derivados.

O QUE RESOLVE

Agregação de valor com o beneficiamento das amêndoas de cacau e fabricação do chocolate, gerando emprego e renda, fortalecendo a agricultura familiar e preservando a floresta.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

A cooperativa contribui para melhoria da qualidade de vida das famílias fornecedoras/ cooperadas, busca valorizar a matéria-prima da região, gera renda e ajuda a preservar a floresta. Também apoia mulheres artesãs para produção de embalagens com uso da folha do cacau desidratada e possui relação com comunidades extrativistas da região da Terra do Meio/ Pará.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SAÚDE DE QUALIDADE

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

PARCEIRIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

PRODUTO/MERCADO
Chocolate em diversos formatos e composições e subprodutos do cacau. Oferece o produto para o consumidor final e também matéria-prima para confeitarias e chocolateiros.

RESULTADOS
30% a 50% de agregação de valor da amêndoa repassados aos cooperados, 20 empregos diretos gerados e mais de 50 empregos indiretos.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

ADEMIR VENTURIN E JORGE KAWAI

CONTATO

RAIO-X

CIDADANIA

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADE / ESTADO

CARAUARI - AM

DATA DE FUNDAÇÃO

MARÇO 2003

NATUREZA NEGÓCIO

COOPERATIVA

MODELO

B2B E B2B2C

TAMANHO EQUIPE

387 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ESCALA

SOBRE A EMPRESA

Produção, venda e entrega de óleos de sementes de andiroba, murumuru e ucuuba.

O QUE RESOLVE

Viabiliza a comercialização e a produção agroextrativista do Médio Juruá, garantindo geração de renda para os comunitários por meio de práticas sustentáveis e contribuindo para o fortalecimento da região.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Alcança diretamente 64 comunidades rurais de Carauari, envolvendo mais de 2 mil pessoas e 370 famílias, sendo 70% dos cooperados mulheres. Indiretamente, em parceria com outras instituições, atua com 645 famílias e mais de 4 mil pessoas.Atua nos municípios do Juruá, Itamarati e vizinhos numa área de aproximadamente 882 mil hectares.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAÇÃO DE POBREZA

AÇÃO CLIMÁTICA

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Óleos de sementes de andiroba, Murumuru e Ucuuba para a indústria de cosméticos.

RESULTADOS
Vende aproximadamente 37 toneladas de óleo por ano, usados pela indústria cosmética principalmente para a base de sabonetes

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

SEBASTIÃO FEITOSA DA COSTA

CONTATO

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

SAÚDE

CIDADE / ESTADO

PARAUAPEBAS - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

FEVEREIRO DE 2011

NATUREZA NEGÓCIO

COOPERATIVA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

38 COOPERADOS

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Extração sustentável de folhas de Jaborandi – utilizadas para produção de remédios para glaucoma e câncer – e comercialização de sementes de outras espécies para reflorestamento.

O QUE RESOLVE

Minimiza as áreas degradadas na Amazônia, colabora com o tratamento do glaucoma e propicia a geração de renda para comunidade local com atividades sustentáveis.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

O extrativismo vegetal contribui para a preservação de áreas florestais na Amazônia, reduzindo as taxas de desmatamento e gerando renda para famílias.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Sementes florestais fornecidas para empresas e terceirizadas e folhas de jaborandi fornecidas para empresa produtora de extratos botânicos, óleos e ativos isolados para a indústria farmacêutica.

RESULTADOS
Venda de 30 toneladas de folhas secas de jaborandi nativo em 2019 e aproximadamente 145,41 hectares reflorestados com as sementes fornecidas pela cooperativa.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

ANA PAULA FERREIRA NASCIMENTO, EDILSON PEREIRA DA COSTA E GILBERTO GONZAGA ARAUJO

CONTATO

RAIO-X

SERVIÇOS FLORESTAIS E TECNOLOGIAS VERDES

CIDADE / ESTADO

ALTA FLORESTA - MT

DATA DE FUNDAÇÃO

ABRIL DE 1999

NATUREZA NEGÓCIO

ASSOCIAÇÃO

MODELO

B2C E B2G

TAMANHO EQUIPE

10 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Facilita o acesso de agricultores a recursos para restauração de áreas degradadas e transição agroecológica dos sistemas de produção de alimentos.

O QUE RESOLVE

Proporciona qualidade de vida e renda para a agricultura familiar, ao mesmo tempo em que combate os impactos da monocultura e auxilia na recuperação ambiental.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Mais de 2700 hectares reflorestados em 10 anos de trabalho com a agricultura familiar a partir de sistemas agroflorestais. Espera-se que, além da manutenção desses sistemas, ocorra ampliação. Além disso, haverá um estímulo para a recomposição das Áreas de Proteção Permanentes (APPs) a partir das agroflorestas.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

REDUZIR AS DESIGUALDADES

AÇÃO CLIMÁTICA

PRODUTO/MERCADO
O público alvo do IOV são as mais de 21.000 propriedades classificadas como agricultura familiar na região do Território Portal da Amazônia, no Mato Grosso, que sofrem com a diminuição do acesso ao crédito oriundo de políticas públicas, aumentando a dependência do setor privado.

RESULTADOS
O IOV atua com aproximadamente 1.200 famílias de pequenos agricultores, 190 projetos de microcrédito e a comercialização de cerca de R$ 2 milhões de produtos anualmente.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

ALEXANDRE OLIVAL E ANDREZZA SPEXOTO

CONTATO

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADE / ESTADO

FLORIANÓPOLIS - SC

DATA DE FUNDAÇÃO

FEVEREIRO DE 2018

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

7 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

PILOTO

SOBRE A EMPRESA

Empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola por meio da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social.

O QUE RESOLVE

Mitiga a falta de assistência técnica especializada em produção sustentável e impacta positivamente a vida de agricultores familiares.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Potencial para redução da aplicação de agrotóxicos, estímulo à adoção de práticas agrícolas sustentáveis, aumento da diversidade de espécies vegetais, aumento da renda familiar, inclusão digital e acesso a tecnologias.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PROTEGER A VIDA TERRESTRE

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

AÇÃO CLIMÁTICA

PRODUTO/MERCADO
Mercado atingível: 470 mil agricultores; 150 agroindústrias.

RESULTADOS
Desenvolvimento de um aplicativo (ManejeChat) que visa dar escala ao trabalho dos profissionais responsáveis pela assistência técnica agrícola no Brasil e na América Latina. A empresa conseguiu aumentar em mais de 300% a capacidade de trabalho de extensionistas, consultores e técnicos, auxiliando os agricultores familiares e indicando práticas agrícolas limpas. Evitou a aplicação de mais 600 kg de agrotóxicos em 70 hectares de lavoura e solucionou 100% dos problemas detectados no campo com manejos sustentáveis.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

JULIANE BLAINSKI, JULIANA MATTANA, CAROLINE LUIZ PIMENTA

CONTATO

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADE / ESTADO

MANAUS - AM

DATA DE FUNDAÇÃO

MARÇO DE 2013

NATUREZA NEGÓCIO

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI)

MODELO

B2B, B2C E B2B2C

TAMANHO EQUIPE

12 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

TRAÇÃO

SOBRE A EMPRESA

Processa industrialmente e comercializa chocolates genuinamente amazônicos de diversos sabores.

O QUE RESOLVE

Proporciona renda e mais qualidade de vida para famílias ribeirinhas e conserva a floresta.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Mais de 3 mil hectares de floresta conservados diretamente e aumento da renda das famílias envolvidas. Os produtores estão localizados nos rios Madeira e Amazonas.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

AÇÃO CLIMÁTICA

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Os chocolates são comercializados em 14 estados brasileiros, 5 países e 200 pontos de vendas.

RESULTADOS
16 familias fornecedores diretas de cacau

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

ARTUR COIMBRA

CONTATO

RAIO-X

CIDADES

SERVIÇOS FINANCEIROS

CIDADE / ESTADO

MANAUS - AM

DATA DE FUNDAÇÃO

MARÇO DE 2019

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B, B2C E B2G

TAMANHO EQUIPE

10 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Otimizar o transporte fluvial na região Amazônia, facilitando o acesso a informações sobre frete e transporte de passageiros, é o foco da NavegAM. Fundada em 2019, a startup desenvolve uma plataforma de gestão de dados e informações logísticas variadas, como quantidade de pessoas, preços, vendas por agência, controles de lotação, etc. A solução é focada no transporte fluvial na Amazônia, mas também apresenta funcionalidades para transporte rodoviário da região. 
 

A iniciativa consiste em um módulo interno para embarcações gerenciarem informações sobre venda de passagens e um aplicativo para efetuar as vendas, tanto na própria embarcação quanto nas agências que ofertam essas passagens. Atualmente, atende oito embarcações de locomoção e uma de transporte de carga, número que deve aumentar em curto e médio prazo.

O QUE RESOLVE

Gerencia de forma inteligente o processo das embarcações (frete, passagens e encomendas) automatizando as operações nos barcos e dando transparência aos processos no setor fluvial do norte do país.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Aumento de renda para os vendedores de passagens fluviais, controle e gerenciamento para os armadores e consumo inteligente de combustível pelas embarcações.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Sistema de venda e gerenciamento de passagens online, monitoramento de posição de embarcações e sistema de Transporte de cargas.

RESULTADOS
Faturamento de R$ 293.838,55 em 2019.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

GEFERSON OLIVEIRA, JORGE ALVES E HÉLIO SOUZA

CONTATO

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADE / ESTADO

CURRALINHO - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

JANEIRO DE 2012

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

10 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ESCALA

SOBRE A EMPRESA

Produção de açaí e outros frutos locais com alto padrão de qualidade e certificação orgânica, fair trade e Rainforest Alliance. A empresa compra os frutos, extrai a polpa e vende para indústrias e restaurantes, principalmente na Europa. Na França, desenvolve bebidas e produtos congelados orgânicos e saudáveis, vendidos na internet e nos supermercados sob duas marcas: Nossa! e Terraçaí.

O QUE RESOLVE

No mercado, a Nossa Fruits propõe comida natural e saudável para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Na Amazônia, a empresa reduz o desmatamento, valorizando a floresta em pé por meio de sistemas agroflorestais. Também aumenta a renda das pessoas no municipio de Curralinho, criando empregos com a fábrica e melhorando as condições de compra da matéria-prima e acesso ao mercado.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Leva um produto com história para a Europa, trabalhando na conscientização do cidadão comum sobre a problemática da Amazônia. Contribui para a preservação da floresta e da biodiversidade. Os próximos passos incluem parceria de comércio justo com uma cooperativa local, que vai trazer desenvolvimento social para comunidade.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAÇÃO DE POBREZA

AÇÃO CLIMÁTICA

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

ERRADICAR A FOME

ASSEGURAR UMA VIDA SAUDÁVEL E PROMOVER O BEM-ESTAR PARA TODOS, EM TODAS AS IDADES

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

VIDA TERRESTRE

PRODUTO/MERCADO
6 receitas de bebidas, 7 produtos congelados para varejo e uma ampla gama de frutas congeladas para indústrias e restaurantes.

RESULTADOS
Comercializa cerca de 250 toneladas por safra, tendo exportado 13 containers. Tem previsão de 50% de crescimento.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

DAMIEN BINOIS

CONTATO

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADANIA

EDUCAÇÃO

CIDADE / ESTADO

ANANINDEUA - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

MAIO DE 2018

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

5 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

TRAÇÃO

SOBRE A EMPRESA

Comercializar sucos de frutas nativas da Amazônia em escala industrial é o negócio da Oka, fundada em agosto de 2018. A empresa pretende ser referência nacional na produção de alimentos associados à conservação da floresta amazônica. 

Hoje a Oka produz sucos de frutas tropicais e amazônicas como acerola, goiaba, abacaxi, cupuaçu, taperebá, bacuri e buriti, comercializados em embalagens de 300ml e 900ml em 70 pontos de venda, com abrangência na Grande Belém (PA).  A empresa trabalha com a expectativa de expansão para outros estados.

O QUE RESOLVE

A produção de sucos com frutos da Amazônia está diretamente ligada à produção sustentável e manutenção da floresta em pé, por meio de uma integração entre a indústria e agricultores. Promove uma cadeia de valor sustentável, capacita e prepara os agricultores familiares para adoção de sistemas agroflorestais, gerando renda e resolvendo problemas de degradação dos solos, desmatamento, recuperação de áreas antes destinadas para pasto ou impróprias para o plantio.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Atualmente, a OKA compra polpas de dez pequenos agricultores da associação ANPROTERRA e começa o trabalho com associações de produtores rurais nos municípios de Terra Alta e Augusto Correia. São mais de 160 famílias trabalhando na produção de frutas e polpa, integradas com a empresa na preservação da Amazônia por meio do aumento de áreas em sistemas agroflorestais e manejo sustentável das Áreas de Preservação Permanentes.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

AÇÃO CLIMÁTICA

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
A OKA produz uma linha de sucos com frutas tropicais (acerola, goiaba, maracujá e caju) e uma linha de frutas amazônicas (cupuaçu, taperebá, bacuri, buriti e açaí), ambas embaladas em garrafas de 300ml e 900ml. Os sucos são vendidos no mercado da Região Metropolitana de Belém.

RESULTADOS
Possui 70 pontos de venda, com abrangência na Grande Belém (PA) e pretende expansão para outros estados (está em processo de certificação no MAPA). Prioriza produtores sustentáveis de agricultura familiar para fabricação dos sucos e utiliza logística reversa para parte das embalagens.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

BRUNO TOMAZ DO COUTO MORAES E PAULO ROBERTO ARAUJO JUNIOR

CONTATO

RAIO-X

EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS VERDES

SERVIÇOS FINANCEIROS

DATA DE FUNDAÇÃO

MARÇO DE 1999

CIDADE / ESTADO

COTRIGUAÇU - MT

NATUREZA NEGÓCIO

EMPRESA DE PEQUENO PORTE (EPP)

MODELO

B2B, B2C E B2B2C

TAMANHO EQUIPE

15 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Desenvolvimento, na Fazenda São Nicolau, de diversas atividades produtivas sustentáveis e replicáveis, com ênfase em sistemas agroflorestais e silvipastoris, buscando formar arranjos produtivos locais com os agricultores vizinhos.

O QUE RESOLVE

Desenvolve uma série de atividades produtivas na Amazônia integrando viabilidade econômica e impacto socioambiental positivo.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Geração de conhecimento e conservação da biodiversidade Amazônica, regeneração de ecossistemas, educação ambiental, capacitação, diversificação de trabalho e melhoria de renda para os agricultores familiares da região.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

PROTEGER A VIDA TERRESTRE

AÇÃO CLIMÁTICA

PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

PRODUTO/MERCADO
Café e mel oriundos de sistemas agroflorestais orgânicos, pecuária sustentável, madeira nativa oriunda de plano de manejo florestal sustentável, madeira teca, créditos de carbono certificados VCS, ecoturismo.

RESULTADOS
Implantação de 60 ha de sistemas agroflorestais e silvipastoris com envolvimento de 20 familias de agricultores; 600.000 tCO2eq estocadas nos plantios do reflorestamento que já geraram 360.000 créditos VERs comercializáveis; faturamento líquido de R$1.200.000,00 (incluindo madeira nativa, teca, creditos de carbono e ecoturismo).

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

ESTELLE DUGACHARD

CONTATO

RAIO-X

TECNOLOGIAS VERDES

CIDADANIA

DATA DE FUNDAÇÃO

MAIO DE 2018

CIDADE / ESTADO

MANAUS - AM

NATUREZA NEGÓCIO

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

3 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

TRAÇÃO

SOBRE A EMPRESA

Os fundadores da Prátika Engenharia viram oportunidade em um setor que cresce no país e ao mesmo tempo gera impacto ambiental e social positivo para comunidades no interior da Amazônia: a energia solar. 

Criada em 2019, a empresa busca reduzir os impactos ambientais da produção de energia elétrica em comunidades indígenas e quilombolas isoladas na Calha Norte do estado do Pará, substituindo a utilização de geradores elétricos movidos a diesel (combustível fóssil caro e muito poluente) por painéis solares. Para atender às populações locais, o parcelamento do pagamento do produto é frequente e bastante amigável. Os beneficiados têm o retorno do investimento em cerca de 14 meses.

O QUE RESOLVE

Venda e instalação acessível de painéis solares tradicionais para produção de energia elétrica em comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas isoladas da Amazônia como forma de substituição dos geradores de energia movidos a diesel.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Melhor qualidade de vida, inclusão social, redução na emissão de CO2.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ENERGIAS RENOVÁVEIS E ACESSÍVEIS

AÇÃO CLIMÁTICA

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

RESULTADOS
Nos três primeiros meses de operação da empresa foi realizada a venda de 30 equipamentos em comunidades quilombolas da região de Oriximiná, PA.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

GEOVANI CORDEIRO E ADRIANO LIMA

CONTATO

RAIO-X

SERVIÇOS FINANCEIROS

DATA DE FUNDAÇÃO

JANEIRO DE 2017

CIDADE / ESTADO

SANTA ISABEL DO RIO NEGRO - AM

NATUREZA NEGÓCIO

ASSOCIAÇÃO

MODELO

B2C

TAMANHO EQUIPE

89 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Empreendimento de turismo de experiência que atua em 13 comunidades indígenas.

O QUE RESOLVE

Falta de oportunidade de geração de renda dentro do território, distanciamento dos jovens dos conhecimentos tradicionais e das práticas indígenas de agricultura, invasão e ameaças no território.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Envolvimento dos jovens no turismo e nas discussões do movimento indígena, oportunidades para o desenvolvimento sustentável do território por meio da geração de renda (familiar e coletiva), melhoria da autoestima, resgate cultural e vigilância do território.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

ERRADICAR A POBREZA

IGUALDADE DE GÊNERO

PRODUTO/MERCADO

Roteiros turísticos que contemplam práticas culturais e experiências amazônicas, guiados pelos povos indígenas das Terras Indígenas Médio Rio Negro I e Médio Rio Negro II.

RESULTADOS

Faturamento de mais de R$ 600 mil em três anos, realização de 13 expedições e recepção de 118 visitantes. Foram beneficiadas diretamente mais de 100 famílias.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

ACIR, FOIRN, GARUPA e ISA

CONTATO

RAIO-X

CIDADANIA

TECNOLOGIAS VERDES

SERVIÇOS FINANCEIROS

DATA DE FUNDAÇÃO

JANEIRO DE 2016

CIDADE / ESTADO

RIO DE JANEIRO - RJ

NATUREZA NEGÓCIO

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

MODELO

B2B E B2C

TAMANHO EQUIPE

2 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Atua na criação de elos mais curtos na cadeia de produção e vínculos mais diretos entre pequenos produtores da região norte e consumidores do sudeste. Tem como objetivo criar uma rede confiável que empodera e apoia o desenvolvimento sustentável dessas iniciativas locais.

O QUE RESOLVE

Dificuldade logística de escoamento de produtos da Amazônia para o sudeste do país. Baixa valorização dos bens e serviços da floresta, desrespeito nas relações entre fornecedores e compradores, baixa autoestima dos povos da floresta, baixa renda e alto desemprego local.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Comercialização de produtos de 20 pequenos produtores dos estados do Amazonas e do Pará, totalizando mais de 60 itens de produção artesanal. Conservação da floresta, já que o incentivo para a produção local e geração de renda faz com que as famílias não desmatem em busca de outras atividades como a pecuária extensiva e mineração.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ERRADICAR A FOME

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

REDUZIR AS DESIGUALDADES

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Comercializa produtos amazônicos (proveniente tanto das capitais quanto de áreas mais remotas) no mercado do Rio de Janeiro e em São Paulo de forma direta, por meio de feiras gastronômicas.

RESULTADOS
Atende, em média, 550 clientes por mês, e o ticket médio de
cada compra gira em torno de R$30,00. Os preços são sugeridos
pelos próprios fornecedores. Apresenta receita em crescimento
contínuo, demonstrando necessidade de estruturação do modelo
de negócio antes de tracionar.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

ANNE KAROLINE DA SILVA MELLO

CONTATO

RAIO-X

CIDADANIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS FINANCEIROS

DATA DE FUNDAÇÃO

AGOSTO DE 2013

CIDADE / ESTADO

RIO DE JANEIRO - RJ

NATUREZA NEGÓCIO

MICROEMPRESA

MODELO

B2C, B2C

TAMANHO EQUIPE

4 COLABORADORES

PATENTE

NÃO

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO

SOBRE A EMPRESA

A Tucum é um negócio de impacto criado em 2012 que promove o encontro das pessoas dos centros urbanos com os povos da floresta por meio de sua arte e manifestações estéticas. Comercializando itens para o corpo, casa, além de arte e artefatos, difunde os saberes ancestrais de dezenas de povos indígenas brasileiros. O trabalho possui o selo Origens Brasil.

A empresa lançou um marketplace que vai reunir lojas dos grupos indígenas que produzem artesanato e com os quais vem trabalhando em sua atuação. Para isso, deu início a uma experiência de ensino à distância junto a lideranças indígenas sobre vendas online em artesanato. Representante do Brasil na etapa final da segunda edição do Prêmio Empreender com Impacto Latam em 2020, a Tucum ficou em segundo lugar dentre seis semifinalistas e recebeu um prêmio de 10 mil dólares para impulsionar o negócio.

O QUE RESOLVE

Promove o acesso de artesãs, artesãos e artistas indigenas ao mercado consumidor por meio de uma plataforma de marketplace.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

A rede de fornecedores da Tucum envolve 2.500 artesãs e artesãos em 31 terras indígenas/ áreas protegidas, representando 54 etnias/povos tradicionais. Gera renda de forma sustentável, promove valorização da cultura, empoderamento das mulheres e circulação pelo território, sendo um contraponto ao envolvimento com atividades ilícitas, como garimpo e madeira.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

IGUALDADE DE GENÊRO

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

REDUZIR AS DESIGUALDADES

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO/MERCADO
Itens de artesanato indígena para corpo, casa, arte e outros artefatos.

RESULTADOS
O faturamento de 2019 foi cerca de R$350mil

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FOI ACELERADO?

FOI INVESTIDO?

FUNDADORES

AMANDA SANTANA E FERNANDO NIEMEYER

CONTATO

RAIO-X

CIDADE / ESTADO

BELÉM - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

JUN 2009

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE ILIMITADA

MODELO

B2B

TAMANHO EQUIPE

15 COLABORADORES

PATENTE

SEM PATENTE

FASE DO NEGÓCIO

ESCALA

SOBRE A EMPRESA

Comercial exportadora temática de produtos florestais não madeireiros de base renovável, com relacionamento próximo e apoio técnico às comunidades fornecedoras.

O QUE RESOLVE

Gargalo da comercialização dos produtos da sociobiodiversidade. Acesso ao mercado respeitando calendário produtivo e conhecimentos tradicionais.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Conservação da floresta. Geração de renda e valorização dos produtos locais. Relação horizontal com comunidades fornecedoras e apoio com capacitações técnicas.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

ERRADICAÇÃO DE POBREZA

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
Exportação de açaí e subprodutos (70-80%), polpas congeladas, óleos e manteigas cosméticas.

RESULTADOS
Exportação de produtos brasileiros para 55 países. Faturamento de R$ 15 mi/ano e 15% de margem líquida. Estratégia de acesso a mercado montado e ampla expertise no comercio internacional. Certificação ISO, equipe completa e processos de gestão bem sólidos.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

FERNANDA STEFANI E JOZIANE ALVES

CONTATO

RAIO-X

CIDADE / ESTADO

BREVES - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

ABR 2017

NATUREZA NEGÓCIO

SOCIEDADE LIMITADA

MODELO

B2B, B2C, B2B2C

TAMANHO EQUIPE

25 COLABORADORES

PATENTE

SEM PATENTE

FASE DO NEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

SOBRE A EMPRESA

Fabricação do sorbet de açaí + superfoods, produto chefe para estruturar o negócio. Eco Fazendas escola sintrópicas e pequenas agroindústrias em parceria com cooperativas para processar frutas e valorizar a biodiversidade.

O QUE RESOLVE

Desenvolvimento de um ciclo da cura e criação de um modelo para gerar valor para a regeneração e preservação da floresta Amazônica, tendo como principal pilar a agricultura sintrópica e agroindústrias descentralizadas.  Geração de renda sustentável e melhora de vida dos ribeirinhos e populações urbanas locais via disseminação de diversas tecnologias socioambientais. Melhorar a saúde dos consumidores via superfoods e conceitos de nutrição evolutiva.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Estuda e desenvolve cadeias produtivas e valoriza a biodiversidade da floresta. Apoia agricultores locais ensinando técnicas, fornecendo mudas e outras soluções para aumentar a produtividade de forma sustentável e também leva soluções para saneamento, transporte, energia, educação, segurança, etc. Além do impacto direto, também destina 3% da venda do sorbet de açaí será destinado a projetos de impacto na região (plantios, doações para ONGs via WeLight e outros projetos sociais).

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

SAÚDE E BEM ESTAR

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
O primeiro produto é o sorbet de açaí. Comercializa localmente outros produtos da fazenda (macaxeira, milho e frutas).

RESULTADOS
35 alunos receberam treinamento em agrofloresta; compra de insumos das comunidades da região; início da distribuição do sorbet nos modelos B2C e B2B.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

DEREK BRETT GALLO, ALINE IGLESIAS E ROBERTO EMÍLIO LOPES

CONTATO

RAIO-X

CIDADE / ESTADO

SANTA BÁRBARA DO PARÁ - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

ABR 2014

NATUREZA NEGÓCIO

EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (MEI)

MODELO

B2C E C2C

TAMANHO EQUIPE

8 COLABORADORES

PATENTE

SEM PATENTE

FASE DO NEGÓCIO

PRÉ-ESCALA

SOBRE A EMPRESA

Fabricação e venda de chocolate com cacau nativo, associado a uma comunidade tradicional (índios, quilombolas, ribeirinhos, caboclos).

O QUE RESOLVE

Melhoria de renda sustentável a produtores familiares e famílias ribeirinhas. Preservação da biodiversidade amazônica.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Melhora renda das comunidades locais e preservação da biodiversidade da Amazônia. Leva treinamento de boas práticas de manejo para as comunidades – cacau fino, da colheita à secagem do fruto.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

PRODUTO
Venda direta via internet e pontos próprios. Mercado de chocolates especiais.

RESULTADOS
Faturamento de R$ 840 mil/ano. Margem de 30% de lucro.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

CÉSAR DE JESUS MORAES MENDES

CONTATO

RAIO-X

CIDADE / ESTADO

BOA VISTA DO RAMOS - AM

DATA DE FUNDAÇÃO

JUL 2007

NATUREZA NEGÓCIO

COOPERATIVA

MODELO

B2B2C

TAMANHO EQUIPE

62 COLABORADORES

PATENTE

EM PROCESSO

FASE DO NEGÓCIO

ESCALA

SOBRE A EMPRESA

Cooperativa de produção de mel de abelhas nativas.

O QUE RESOLVE

Aumentar a produção de mel, difundir conhecimento sobre a colonização das abelhas sem ferrão – que promove a conservação da floresta amazônica – aumentar a renda das famílias e evitar o desmatamento.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Produção de mel próxima das casas e com baixa demanda de trabalho, possibilitando diver- sidade de renda, conservação da floresta, polinização e aumento de renda. Capacitação e visitas técnicas. Em processo de certificação para aumento da produção e comercialização.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
O produto possui diferencial de mercado, podendo chegar a R$ 100 o litro, mas é comercializado a valores mais baixos pela dificuldade logística e ausência do SIF. Nicho de produtos medicinais. Atualmente é comercializado em Manaus.

RESULTADOS
Receita atual em R$ 22 mil/ano. Em fase de reestruturação do modelo de negócio, resoluções logísticas, estratégia de mercado e-commerce e acesso ao Selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para comercialização fora do estado.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

JAIR RODRIGUES ARRUDA

CONTATO

RAIO-X

CIDADE / ESTADO

BELÉM - PA

DATA DE FUNDAÇÃO

2010

NATUREZA NEGÓCIO

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

MODELO

B2B, B2C

TAMANHO EQUIPE

8 COLABORADORES

PATENTE

EM PEDIDO

FASE DO NEGÓCIO

PRÉ-ESCALA

SOBRE A EMPRESA

Um empreendimento social de moda da Amazônia, cuja produção se baseia nos princípios da sustentabilidade, com foco na valorização dos saberes tradicionais dos povos da floresta. Produzem joias orgânicas e Biomateriais (Fios e Tecidos) com Borracha Amazônica para atender o setor criativo, colaborando para o fortalecimento da sociobiodiversidade por meio de parcerias com famílias de comunidades ribeirinhas. A sustentabilidade, a floresta em pé, o comercio justo e transparência no seu processo produtivo são os compromissos maiores do empreendimento.

O QUE RESOLVE

Reduzir impactos negativos da indústria têxtil (poluição e trabalho escravo, por exemplo) por meio de uma moda sustentável que valoriza a biodiversidade amazônica, resgatando a cultura local e gerando renda para famílias ribeirinhas.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

5 famílias (30 pessoas).
Levamos formações a comunidade, desenvolvendo lideranças femininas.
Desenvolvimento de maquinários para facilitar o processo de produção dos Biomateriais.
Manutenção do seringal fazendo as podas, e limpeza regular do local;
Mensuramos os nº de latex colhidos e da produção de fios e tecidos produzidos, respeitando e valorizando o comercio justo, pagando 4x mais que o mercado para pelo látex, assim valorizando o trabalho deles, e por consequência aumento da auto estima e qualidade de vida dessas famílias.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

IGUALDADE DE GÊNERO

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

PRODUTO
Joias orgânicas para mulheres entre 28 e 55 anos, ticket média de 145 reais, mercado nacional e internacional.
Biomateriais (fios e tecidos emborrachados) a partir da Borracha Amazônia para marcas e designers criarem bolsas, roupas, sapatos, joias, objetos de design, etc.

RESULTADOS
Em fase de estruturação de vendas, com faturamento em torno de R$ 62 mil/ano.

IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?

FUNDADORES

TAINAH FAGUNDES PEREIRA E PEREIRA E KATIA FAGUNDES

CONTATO

RAIO-X

CIDADE / ESTADO

MANAUS - AM

DATA DE FUNDAÇÃO

JAN 2013

NATUREZA NEGÓCIO

NÃO FORMALIZADO

MODELO

B2C

TAMANHO EQUIPE

4 COLABORADORES

PATENTE

SIM

FASE DO NEGÓCIO

PROTÓTIPO

SOBRE A EMPRESA

Produção de Ecopainel sustentável a partir da fibra do açaí e resina de óleo de mamona (painel tipo Medium Density Particleboard –MDP), produto alternativo frente ao produzido com partículas e fibras de madeira, possibilitando atender à crescente demanda da indústria desse tipo de painéis no Brasil e no mundo.

O QUE RESOLVE

Alternativa sustentável para aproveitar o resíduo do açaí. Só em Belém são 20 mil toneladas diárias de resíduo do fruto. Material para a construção civil arquitetura, desing e movelaria.

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POSITIVOS

Impacto relevante em toda a cadeia produtiva, com gestão de resíduo e produção em parceria com cooperativas locais, gerando emprego e renda. O produto ecopainel utiliza uma resina de óleo de mamona e, assim, retira CO2 da natureza. Fortalecimento da escala e da dinâmica da economia circular do açaí. Fomento ao cooperativismo ligado à extração e ao beneficiamento dos recursos do fruto. Estimulo ao aumento da renda dos produtores cooperativados para o aproveitamento do fruto do açaí. Incremento da escala de industrialização de subprodutos do fruto do açaí, criando melhores condições de comercialização dos mesmos nos mercados regional, nacional e internacional.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

PRODUTO
Já validado no mercado nacional e internacional, com patente nacional, o produto tem grande diferencial competitivo perante a concorrência, já que sua matéria prima é um resíduo de grande disponibilidade. O produto passou por vários ensaios de acordo com as normas brasileiras e internacionais (compressão, de fogo, resistência, mecânica, física etc) para testar resistência e durabilidade.

RESULTADOS
Produto em fase de protótipo.
Já há interessados fora do Brasil.


IMPACTO

SINALIZA O PROPÓSITO DO IMPACTO?

ACOMPANHA O IMPACTO?