Projeto Juruti Contra a Covid-19 realiza novas Doações de EPIs à Secretaria Municipal de Saúde de Juruti

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Visando dar um melhor suporte às equipes da linha de frente do combate à Covid-19, na última semana foi realizada mais uma doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) à Secretaria de Municipal de Saúde de Juruti. 

São mais de R$ 65 mil reais em EPIs que irão beneficiar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Municipal de Juruti.

A ação faz parte do Projeto Juruti Contra a Covid-19, coordenado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com o apoio dos parceiros, Instituto Alcoa, Alcoa Foundation, USAID, NPI Expand por meio da Palladium, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), SITAWI Finanças do Bem e Cooperativa da Agricultura Familiar de Juruti (Cooafajur). O recurso veio em parte de aporte emergencial liberado pela USAID para apoiar os parceiros devido ao agravamento da pandemia.

O Secretário Municipal de Saúde, Adaias Ramos Batista Neto, afirmou que “é de suma importância esses equipamentos neste momento em que estamos enfrentando. Esse tipo de ação é muito importante. Sabemos que o IJUS está fazendo outras ações, como doação de cestas básicas. Esses EPIs serão utilizados para proteger os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate da Covid-19. Fica aqui o nosso agradecimento ao IJUS e aos parceiros do projeto Juruti Contra a Covid-19” 

A área da saúde é parte importante do projeto, que vem atuando para combater os efeitos da pandemia em Juruti desde setembro de 2020. Somando-se com esta doação a saúde já recebeu: 

  • Formação de 220 agentes populares de saúde;
  • Ampliação de 32 leitos no Hospital 09 de Abril (em parceria com Alcoa Foundation);
  • R$ 150 mil em materiais e equipamentos em apoio a saúde pública local;
  • 11.400 Kits de prevenção com álcool em gel, máscaras e informativos;
  • Atividades de Comunicação de Risco, orientações em rádio, carro som, barco som e mídias sociais, orientando como se proteger do Coronavírus. 

“Com a ação de hoje o Instituto Juruti Sustentável vem reafirmar ainda mais suas ações voluntárias no combate à pandemia e reafirmar aos órgãos públicos locais que não estamos medindo esforços para contribuir com eles e todos localmente. Nossas equipes e operações não estão medindo esforços, entendendo a gravidade do momento, seguiremos juntos buscando superar esse difícil momento de nossa população” afirmou Gilza Amaral, Vice Presidente do Instituto Juruti Sustentável e representando a Secretaria de Planejamento Orçamento e Finanças. 

“Estamos muito felizes que esses recursos adicionais tenham sido utilizados tão rapidamente para apoiar os mais vulneráveis da região amazônica. Esses equipamentos que salvam vidas manterão os profissionais de saúde seguros durante este período crítico”, disse Ted Gehr, diretor da USAID Brasil.

Para Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA, o programa PPA Solidariedade tem sido um importante exemplo de mobilização na resposta à segunda onda da Covid-19 nos territórios da Amazônia. “Pela proatividade dos nossos parceiros implementadores e coinvestidores, estamos fortalecendo a comunicação de medidas de prevenção, apoiando o sistema de saúde e ajudando comunidades amazônicas a se manterem seguras durante essa nova fase da pandemia”, afirmou.   

Sobre o IJUS

O Instituto Juruti Sustentável (IJUS) é a primeira organização civil certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) no município de Juruti-PA.

O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável-FUNJUS.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre a PPA Solidariedade

USAID, NPI Expand, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem se uniram para criar uma parceria para ajudar a combater a Covid-19 no Brasil. A “PPA Solidariedade: Resposta à Covid-19 na Amazônia” é uma iniciativa que engaja o setor privado em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a Covid-19. 

A iniciativa trabalha com parceiros da sociedade civil e do setor privado em quatro linhas de ação: Mobilizar campanhas de comunicação sobre os riscos e o engajamento das comunidades em medidas de mitigação e proteção para enfrentar a Covid-19 e capacitar as comunidades vulneráveis e/ou isoladas para proteger-se contra a exposição e transmissão do vírus; Promover medidas de prevenção e controle de infecções em instalações de saúde e nas comunidades; Apoiar o sistema de saúde local (hospitais, postos de saúde e unidades/serviços de saúde comunitários) para responder e controlar a Covid-19 por meio de serviços de saúde e vigilância; Apoiar empreendedores, pequenos negócios de impacto social e startups, grupos de produtores e cooperativas com pequenos aportes financeiros, serviços de assessoria empresarial e acesso a empréstimos a juros baixos ou microcrédito.