Secretaria Executiva da PPA realiza planejamento para 2021

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Equipes da secretaria executiva, Aliança da Biodiversidade/ CIAT e USAID se reuniram presencial e virtualmente para refletir sobre o ano e propostas de ações para serem validadas com o Conselho Deliberativo da PPA. A reunião presencial seguiu protocolos de biossegurança, com uso de máscara, distanciamento, álcool gel e o uso de plataformas online para minimizar o contato.

“É por meio de parceria e trabalho conjunto que atingimos nossos objetivos”, disse Ted Gehr, diretor da USAID. “Foi um ano em que alcançamos mais do que imaginávamos, com todas as restrições que surgiram. Se soubéssemos que teríamos de fazer tudo isso sem a presença física, não  teríamos a certeza do êxitor”.

A reunião abordou temas sobre comunicação, monitoramento e avaliação, e buscou identificar sinergias entre as equipes da PPA e da Aliança. Além disso, foi um momento para integrar os novos membros dos times, muitos que chegaram recentemente, como Cathy Hamlin, nova líder da equipe de meio ambiente da USAID, Fábio Deboni, como Diretor do Programa de Catalizando e Aprendendo por Meio do Engajamento com o Setor Privado (CALPSE) da Aliança da Biodiversidade/CIAT e Bernardo Caldas, que também passou a integrar a equipe da Aliança.

“Estou muito animada em fazer parte de uma equipe que está fazendo um trabalho inovador que pode ter tanto impacto para a Amazônia”, disse Catherine. Catherine já esteve no Brasil, e na Amazônia antes, como pesquisadora. Ela tem experiência na gestão de programas relacionados a governança, segurança alimentar, agricultura e crescimento econômico.

Fábio Deboni vem de quase uma década no Instituto Sabin, e já participava do Conselho Deliberativo da PPA e do grupo temático de empreendedorismo. “Quisemos nos reunir nesse contexto de saídas e chegadas para traçar os próximos caminhos. É um desafio e uma oportunidade desenvolvermos esse trabalho juntos”, disse Fábio.

Despedidas

Além dos novos membros, as equipes CIAT e PPA também se reuniram em novembro para se despedir de Anna Tonnes, da USAID, que deixou o posto no mês anterior. O encontro foi marcado por lembranças dos desafios e parcerias permitidos pela construção da PPA. “Sem a persistência e tenacidade da Anna, a PPA não teria sido possível”, disse Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA. “A oportunidade de trabalhar com o setor privado para conservação é um desafio, e mesmo com as complexidades, Anna sempre esteve sempre no controle. Você foi o agente catalítico e esperamos que leve essa energia para outros projetos” disse Wendy Francesconi, da Aliança.

“Aprecio a vontade de todos de escutar minhas ideias e ajudar a realizá-las. Esta foi uma das experiências mais recompensadoras de que já participei. Falamos muito de parcerias, mas este é realmente um esforço conjunto. Este não é um goodbye, é só um até logo”, se despediu Anna Tonnes.