SOBRE NÓS

Plataforma Parceiros pela Amazônia

A PPA é uma plataforma de ação coletiva liderada pelo setor privado que busca fomentar soluções de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, gerando oportunidades para os 25 milhões de habitantes da Amazônia. Por meio de seus grupos de trabalho, a Plataforma alavanca investimentos sociais e ambientais, fomenta o desenvolvimento de parcerias transformadoras, compartilha melhores práticas e cria um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de soluções conjuntas para os desafios Amazônicos. Nossa rede já conta com mais de 40 grandes, médias e pequenas empresas, organizações da sociedade civil e parceiros internacionais que compartilham de nossos objetivos.

Grupos de trabalho

GT1 - Empreendedorismo

Busca fortalecer o empreendedorismo local e empresarial inovador por meio de investimentos de impacto, desenvolvimento do ambiente de negócios, aceleração e incubação de startups da Amazônia. É responsável pelo Programa de Aceleração e Investimento da PPA, e pela Plataforma de Empréstimo Coletivo.

GT2 – bioeconomia

Incentiva oportunidades de investimento estratégico em startups e empresas locais, bem como a criação de arranjos inovadores e criativos para a ligação e integração nas cadeias de produção das grandes empresas.

GT3 – MERCADOS

Desenvolve cadeias de valor locais, estimulando a aquisição de produtos e serviços de empresas locais pelo setor privado presente na região.

 

GT4 - TERRITÓRIOS

Promove o diálogo e a cooperação entre o governo local, comunidades e a iniciativa privada em ações relacionadas ao planejamento, gestão e desenvolvimento territorial.

Timeline

2016
2017
2018
2019
2020
2020
Início do co-desenho da proposta da PPA por USAID, treze empresas que atuam na Amazônia e parceiros estratégicos como IDESAM e CIAT.
Lançamento da Plataforma em Manaus, com seus 15 membros iniciais.
Realização do primeiro Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA) e lançamento do Programa de Aceleração e Investimento da PPA. Expansão da Plataforma com mais 14 membros.
Expansão da Plataforma no Pará, com entrada de mais empresas do Estado, totalizando 37 no final do ano.
Lançamento da Plataforma de Empréstimo Coletivo. Adequação dos programas para resposta à COVID-19 e criação da PPA Solidariedade para ajudar no enfrentamento à crise.
Posse do primeiro Conselho Deliberativo, formado por 15 líderes empresariais e o Embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman.

Visão

A Amazônia é importante para todo o planeta – a floresta influencia o equilíbrio ambiental da Terra, concentra um quinto da água doce do mundo e é uma das regiões mais biodiversas, com 20% de todas as espécies de animais. Muita dessa riqueza está no Brasil. A Amazônia Legal ocupa 60% do território brasileiro mas só contribui com cerca de 8% do produto interno bruto do país. Com mais de 25 milhões de habitantes, a região sofre com pressões de atividades econômicas predatórias e ilegais que ameaçam a maior floresta tropical do mundo. É preciso criar alternativas econômicas viáveis para melhorar a qualidade de vida das populações amazônicas, conservando a biodiversidade e os recursos naturais da floresta. A Plataforma Parceiros pela Amazônia acredita que é possível unir esses dois objetivos e criar novos modelos econômicos para a região. Conhecemos os desafios – a falta de infraestrutura, as grandes dimensões da Amazônia – e também suas oportunidades – o grande potencial, a diversidade de pessoas, a força da floresta. Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, e população urbana no mesmo território pressupõe a necessidade de entendimento e diálogo. A PPA cria um espaço colaborativo para que empresas, sociedade civil organizada e outros parceiros possam encontrar soluções que superem esses desafios, valorizem e desenvolvam essas oportunidades. O setor privado tem sido protagonista em desenvolver novas ideias e novas parcerias para co-criar e co-investir em soluções, e é essencial para destravar o desenvolvimento sustentável na região. Acreditamos no potencial das empresas para inovar e catalisar transformações positivas na Amazônia. Juntos, podemos criar novas realidades que protejam a biodiversidade e os recursos naturais da floresta e, dessa maneira, levar desenvolvimento e prosperidade às comunidades da Amazônia.

GOVERNANÇA

A PPA é coordenada pela Secretaria Executiva, sob orientação do Conselho Deliberativo e em contato com os grupos temáticos. Cada GT tem também um comitê liderado pelas empresas membro que organiza suas atividades.

Secretaria Executiva

A Secretaria Executiva da PPA é o órgão de coordenação gestão programática da PPA, monitoramento e avaliação dos projetos apoiados pela PPA. Além disso, representa a PPA no relacionamento com outras organizações, executando a estratégia da PPA em conjunto com o Gestor de Fundos.

Conselho Deliberativo

É o órgão da PPA responsável pelas diretrizes estratégicas transversais da PPA e pela supervisão de seus órgãos executores: a Secretaria Executiva e o Gestor de Fundos da PPA. É formado por representantes da alta gestão de organizações do setor privado com interesse em trabalhar colaborativamente por soluções sustentáveis para a Amazônia”.

Gestor de Fundos da PPA

O Gestor de Fundos da PPA é administra os recursos financeiros mobilizados através da PPA.