Termo de Referência de Contratação de Propostas do Programa Vozes pela Ação Climática

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Sobre o programa

O Programa “Vozes pela Ação Climática” (VAC) atua em sete países do Sul Global. E as organizações que compõem a Aliança VAC no Brasil – Fundación Avina, Hivos, SSN e WWF-Brasil – estão promovendo processos de seleção de propostas para a contratação de Coalizões de organizações que atuem na Amazônia Legal.  

As propostas devem influenciar e co-criar soluções e oportunidades visando proteger e expandir o espaço cívico, engajando-se em um diálogo inclusivo, que gere confiança mútua e acelere uma transição climática justa, incluindo sobretudo mulheres e jovens. 

Embora cada organização divulgue seu Termo de Referência (TR) separadamente, na seleção das propostas as organizações da Aliança VAC no Brasil levarão em conta a complementaridade entre as mesmas e a sua integração na teoria da mudança geral do Programa.  

Objetivo do programa

Esse Programa tem como objetivo estratégico contribuir para que os diversos grupos e setores da sociedade civil local tenham assumido um papel central como inovadores, facilitadores e defensores das soluções climáticas. Esse programa é sobre justiça climática, ou seja, a mudança climática não é apenas um problema ambiental a ser abordado, mas também um desafio social com aspectos éticos e de direitos humanos. 

Processo de seleção

O processo de seleção compreende duas fases: 

1ª Fase: Apresentação das Propostas Simplificadas (prazo: 11 de julho de 2021). As Propostas Simplificadas selecionadas na 1ª fase deverão apresentar propostas completas na 2ª fase.  

2ª Fase: Apresentação da Proposta Completa (prazo: 19 de setembro de 2021). Mais detalhes serão compartilhados em breve. 

Perfil de contratação

As propostas de atuação devem ser formadas por parcerias entre atores sociais, juridicamente constituídos ou não, que atuam na Amazônia Legal. Para fins desta chamada, no âmbito do Programa Vozes pela Ação Climática, este potencial arranjo está sendo denominado “Coalizão”. 

Na proposta de Coalizão podem participar como entidade proponente as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos como associações; cooperativas; fundações. 

Poderão integrar as Coalizões outras organizações, não constituídas formalmente, como conselhos; escola familiar rural; agremiações; pastorais; redes; coletivos; movimentos de base.

Procedimento de candidatura

Envie a sua candidatura como um único documento PDF para vac-brasil@avina.net nas datas indicadas. 

Mais informações aqui