O Origens Brasil é uma rede colaborativa entre empresas, instituições de apoio, populações tradicionais e povos indígenas. Seu objetivo é promover negócios sustentáveis em áreas protegidas da Amazônia (Unidades de Conservação e Terras Indígenas), garantindo a origem, transparência e rastreabilidade da cadeia produtiva, promovendo, assim, relações éticas que valorizam as populações e seus territórios. Essa experiência nasceu no Território do Xingu, e se expandiu para os Territórios da Calha Norte, Rio Negro e Solimões. A partir de 2021 um novo território faz parte desta rede: o Tupi Guaporé.
O novo território surgiu da articulação junto ao Imaflora, administrador do Origens Brasil, realizada pela Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends e outras duas organizações de apoio local, o Pacto das Águas e a Kanindé. A área inclui um grande mosaico de áreas protegidas, que se interligam, envolvendo o Corredor Ecológico Binacional Itenez-Mamoré-Guaporé, o Corredor Etnoambiental Tupi Mondé e o Tupi Kwahiva, com a formação de corredores ecológicos que provêm diversos serviços ecossistêmicos, promovidos por uma vasta diversidade de povos.
A região em que está inserido o território fica entre os estados de Rondônia e Mato Grosso, com áreas protegidas que somam mais de 4 milhões de hectares, e inclui 14 terras indígenas e 28 unidades de conservação.
A chegada do Origens Brasil no território representa uma grande oportunidade, e fortalece aspectos importantes do projeto “Nossa Floresta, Nossa Casa – Mosaico Tupi”, que busca em um de seus componentes, como um dos pilares da governança econômica territorial indígena, a conexão com mercados que valorizem sua produção, com a construção de relações sólidas e duradouras. A governança em rede, com o protagonismo das organizações locais, será uma importante ferramenta de fortalecimento e valorização dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, que atualmente sofrem diversas ameaças e pressões dentro de seus territórios, como exploração ilegal de madeira e garimpo, invasão por fazendeiros, construção de grandes empreendimentos, entre outros diversos problemas que afetam seus modos de vida.
Para saber mais sobre o Origens Brasil, acesse: https://www.origensbrasil.org.br/
Sobre o projeto “Nossa Floresta, Nossa Casa – Mosaico Tupi”
A Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends (ICGT-FT) com o apoio do Greendata – Centro de Gestão e Inovação Socioeconômica e Ambiental como parceiro implementador de gestão, é um dos implementadores da Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) desenvolve o projeto “Nossa Floresta, Nossa Casa – Mosaico Tupi” junto a 8 Terras Indígenas (TIs) na Amazônia Brasileira, nos estados de Rondônia e Mato Grosso e com mais de 21 povos indígenas.
O projeto visa o fortalecimento das iniciativas econômicas indígenas e da governança econômica das TIs. Esse objetivo é pensando através da estruturação das cadeias de valor da castanha-do-brasil, cacau, açaí e artesanato de forma prioritária, formações em governança econômica territorial para que sejam criadas boas condições para acesso ao mercado, e articulação com parcerias comerciais com base nos princípios de comércio justo e ético, garantindo assim relações sólidas e duradouras.