Webinar realizado pela PPA discute o potencial da Amazônia como marca

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin

Na última quarta-feira, dia 10 de fevereiro, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), em parceria com Instituto Peabiru, Climate Ventures, FutureBrand, Sol e Suzano, promoveu um webinar para discutir como a Amazônia poderia se beneficiar com o place branding, estratégia que transforma territórios em marca, permitindo que cidades e países se posicionem diante do mundo como lugares interessantes a se conhecer.

O conceito é ainda pouco difundido no Brasil, mas já desperta o interesse de muitos atores sociais, uma vez que, quando aplicado, pode impulsionar o turismo e as cadeias de valor sustentável nas regiões. Diante da relevância do tema, o evento contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre painelistas, organizações e convidados, gerando um importante fórum de discussão sobre essa agenda.

As falas de abertura do encontro ficaram a cargo de Augusto Corrêa, Secretário Executivo da PPA, e Bel Sobral, Sócia do escritório da FutureBrand em São Paulo, consultoria especialista no tema. Para fundamentar o debate, foram convidados Gustavo Koniszczer, Diretor da FutureBrand na Hispanoamérica, e Daniel Valverde Bagnarello, Diretor de Marca País “Essential Costa Rica”. 

Em suas falas, ambos apresentaram o desenvolvimento de marcas territoriais como ferramentas de transformação, de forma a otimizar esforços locais de promoção. Por meio da criação de identidade visual que envolve toda a cadeia de agentes sociais, a estratégia é capaz de oferecer diversos benefícios, como o aquecimento da economia, o estímulo ao turismo, a aproximação das populações locais e a melhoria da qualidade de vida. Ainda, os palestrantes apresentaram cases de sucesso como a criação das marcas Perú e Costa Rica. 

“O objetivo da marca é posicionar-se na mente de potenciais turistas, importadores e investidores, tendo abordagem e metodologia claras, envolvendo todos os atores-chave desde o início. A definição do conceito, o consenso e o compromisso são fundamentais para um trabalho bem sucedido”, afirmou Koniszczer.

Após as apresentações dos especialistas, a organização do evento promoveu uma dinâmica entre os participantes em tempo real, buscando gerar um termômetro das primeiras impressões sobre o tema. Por fim, a organização abriu um espaço para que todos pudessem participar do debate por meio de perguntas aos painelistas, o que proporcionou uma interação muito positiva.

A PPA se colocou como um espaço para permitir a articulação desses atores e promover este debate, por meio de seu Grupo Temático de Mercados. O grupo continuará se reunindo, agora com os novos interessados, para dar continuidade à discussão.

Assista ao webinar na íntegra abaixo.