Programa Paricá

Conservação, redução da pobreza e desenvolvimento sustentável no sudeste do Pará

Sobre o projeto

Paricá – Territórios em Ação é um programa de impacto socioambiental que impulsiona o desenvolvimento sustentável na Amazônia Brasileira, fortalecendo cadeias produtivas, conservando a biodiversidade e promovendo inclusão e equidade.

Fruto da parceria entre Suzano, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Aliança Bioversity & CIAT, sua primeira edição atua em cinco municípios do sudeste do Pará: Abel Figueiredo, São João do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará e Dom Eliseu.

O programa apoia três projetos estratégicos com duração de 12 meses. O projeto Fortalecimento de Redes de Comercialização e Abertura de Mercados, coordenado pelo Instituto Fronteiras do Desenvolvimento (IFD); o Desenvolvimento Territorial Rural por Meio de Sistemas Agroflorestais, implementado pela Agenda Pública; e o Projeto Co-Labora – Fomento a uma Economia Sustentável e Inclusiva, conduzido pelo Instituto Terroá.

Parceiros

Objetivo

O Programa Paricá é uma iniciativa de impacto socioambiental com foco em promover o desenvolvimento sustentável nas regiões do sudeste do Pará, Maranhão e norte do Tocantins. Essa parceria inovadora entre a Suzano, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), USAID Brasil e Aliança Bioversity & CIAT visa transformar a realidade local por meio de ações concretas que aliam conservação ambiental, redução da pobreza e inclusão social.

Localização

Sudeste do Pará

Duração

Janeiro/25 a Dezembro/25

Linhas de Ação

  • Eixo 1: Conservação Ambiental e Regeneração de Ecossistemas;
  • Eixo 2: Desenvolvimento Econômico Sustentável, Inclusão Social e Redução da Pobreza
  • Eixo 3: Governança Territorial Participativa

Beneficiários

Organizações Locais
Agriculturas Familiares
Populações em Vulnerabilidade Socioeconômica
Pular para o conteúdo