Publicação

ECOSSISTEMAS REGIONAIS DE NEGÓCIOS COMUNITÁRIOS

No âmbito da “Iniciativa Amazônia em Conexões”, na qual houve a análise de diferentes ecossistemas regionais de negócios comunitários e refletir sobre possíveis caminhos para ativar os ecossistemas regionais na Amazônia, a Conexsus com o apoio da USAID, Parceiros pela Amazônia, Alliance Biodiversity & Ciat e NICFI, organizou a publicação “Ecossistemas Regionais de Negócios Comunitários: caminhos para a ativação da sociobioeconomia na Amazônia”.

Preencha o formulário para acessar o documento completo:

Desde sua fundação em 2018, a ativação dos ecossistemas de negócios de impacto socioambiental permeia as estratégias da Conexsus. Especialmente o mapeamento do Desafio Conexsus, iniciativa que orientou as estratégias e operações iniciais, visava gerar um primeiro panorama dos atores que compõem esses ecossistemas a partir da ótica dos negócios comunitários, que nomearam os mais variados tipos de parcerias com as quais contavam para viabilizar suas atividades.


As redes de parcerias evidenciadas nesse primeiro exercício foram fundamentais para o início da implementação das ações da Conexsus nos diferentes territórios. Os parceiros regionais tiveram papel fundamental na identificação, mobilização e envolvimento dos negócios comunitários, além de participarem ativamente na co-criação e implementação das iniciativas da Conexsus. Da mesma forma, várias iniciativas para o enfrentamento de gargalos sistêmicos ao desenvolvimento dos negócios comunitários foram idealizadas e implementadas em conjunto com parceiros institucionais ou de abrangência territorial mais ampliada.


Ainda assim, nos seus primeiros anos, as ações da Conexsus estiveram mais concentradas em gerar entendimento aprofundado e desenvolver soluções que, em sua maioria, abordavam desafios individuais dos negócios comunitários. Mas, à medida em que foram gerados acúmulos na compreensão das condições e das trajetórias de desenvolvimento dos negócios comunitários, a partir de 2022, buscamos capturar de forma específica as demandas e necessidades de soluções que não dependem exclusivamente dos esforços no âmbito interno de cada organização.


Ao olhar para experiências em outros campos econômicos, ficava claro que não havia como pensar o desenvolvimento dos negócios comunitários sem concomitantemente analisar elementos externos, tais como a disponibilidade e qualidade de serviços, recursos, informações, conhecimentos e soluções compartilhadas.


A despeito de um momento de debates propício sobre ambientes regionais de desenvolvimento na Amazônia, verificamos que não havia ainda sido realizado um exercício consistente sobre esse tema que colocasse as demandas e necessidades dos negócios comunitários no centro das atenções. Assim, iniciamos em 2022 uma reflexão conceitual e metodológica voltada a permitir a concepção de ecossistemas em nível regional, com a modelagem de um processo que se inicia com a identificação e análise dos ecossistemas pelos próprios negócios comunitários e, na sequência, sucessivamente envolve os demais atores na cocriação de soluções.

Em 2023, a “Iniciativa Amazônia em Conexões” permitiu aplicar essa abordagem em territórios na região amazônica nos quais já atuávamos, gerando um conjunto de experiências e aprendizados que compartilhamos nesta publicação.


A Conexsus busca, assim, contribuir para debates e propostas que almejam construir soluções de Ativação de Ecossistemas Regionais de Negócios Comunitários para o campo da sociobioeconomia, articulando as demandas e perspectivas dos protagonistas desses ecossistemas engajados no uso e na conservação dos recursos naturais, com a mobilização de parceiros e atores fundamentais para a viabilização e resiliência dos negócios geridos pelas comunidades rurais e florestais dos territórios amazônicos.


Monika Röper
Diretora Programática da Conexsus

ECOSSISTEMAS REGIONAIS DE NEGÓCIOS COMUNITÁRIOS

Obrigado! Acesse o documento abaixo:

Pular para o conteúdo