O estudo INVESTINDO NO DESENVOLVIMENTO – MODELOS E INSTRUMENTOS PARA APORTE DE RECURSOS PRIVADOS EM COMUNIDADES E TERRITÓRIOS é resultado de uma demanda das organizações envolvidas no GT Desenvolvimento Territorial – Relações com Comunidades, Iniciativa Privada e Políticas Públicas por aprofundar o entendimento sobre diferentes processos e mecanismos de repasse de recursos por empresas para comunidades. Diante dos desdobramentos advindos dos influxos de capital privado em localidades na Amazônia, seu principal objetivo foi disponibilizar de forma sistematizada casos, dados e análises capazes de demonstrar os limites e, sobretudo, as oportunidades que essas iniciativas apresentam para o engajamento de empresas e parceiros interessados.
O estudo buscou identificar mecanismos de repasse, em curso e concluídos, seus processos de estruturação e metodologias, privilegiando casos brasileiros, especialmente aqueles localizados nos estados da Amazônia Legal. A fim de estabelecer uma visão ampla dos modelos identificados, apresenta uma matriz conceitual e metodológica com registro de experiências, diretrizes e lições aprendidas.
A partir de entrevistas em profundidade com alguns atores, o estudo traz ainda uma análise das condições de replicação e recomendações de implementação dos mecanismos, orientando a adaptação a outros territórios da Amazônia brasileira a partir do setor privado.
