Nossa Floresta Nossa Casa

Fortalecimento das iniciativas econômicas indígenas e da governança econômica e territorial no Mosaico Tupi Guaporé

Sobre o projeto

Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends (ICGT-FT) com o apoio o Greendata – Centro de Gestão e Inovação Socioeconômica e Ambiental como parceiro implementador de gestão, é um dos implementadores da Parceria para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia PCAB) da USAID e em parceria com a PPA desenvolve o projeto “Nossa Floresta, Nossa Casa – Mosaico Tupi” junto a 8 Terras Indígenas (TIs) na Amazônia Brasileira, nos estados de Rondônia e Mato Grosso e com mais de 21 povos indígenas. 

O projeto visa o fortalecimento das iniciativas econômicas indígenas e da governança econômica das TIs. Esse objetivo é pensando através da estruturação das cadeias de valor da castanha-do-brasil, cacau, açaí e artesanato de forma prioritária, formações em governança econômica territorial para que sejam criadas boas condições para acesso ao mercado, e articulação com parcerias comerciais com base nos princípios de comércio justo e ético, garantindo assim relações sólidas e duradouras. 

Parceiros

Objetivo

Fortalecer capacidades de gestão dos povos indígenas do Mosaico Tupi para garantia de direitos e governança econômica territorial, para o bem-viver e conservação da biodiversidade.

Localização

08 Territórios Indígenas do Mosaico Tupi (RO/MT)

Duração

Abril/21 a Março/24

Linhas de Ação

1. Fortalecimento das cadeias produtivas (Castanha-do-Brasil, Cacau, Açaí e Artesanato);
2. Fortalecimento de Iniciativas Econômicas Indígenas;
3. Fortalecimento da Governança Econômica Territorial Indígenas;
4. Produção Sustentável (Restauração, sistema Agroflorestais).

Beneficiários

Povos Indígenas
Associações e Cooperativas Indígenas
Pular para o conteúdo